sexta-feira, 29 março 2024
UMUARAMA/PR

Cerimônia de posse do padre Othon tem forte presença de imigrantes haitianos

Cerimônia de posse do padre Othon tem forte presença de imigrantes haitianos

Missa foi presidida pelo Bispo diocesano Dom João Mamede e reuniu centenas de fiéis nesse domingo (31) foi empossado como pároco da Paróquia Santa Clara de Assis, do Jardim Cruzeiro, o padre Othon Etinne. O sacerdote é o primeiro haitiano a assumir uma paróquia na Diocese de Umuarama. A missa de posse foi presidida pelo Bispo diocesano Dom João Mamede. padre_othon

A cerimônia começou às 9h30min e contou com a presença em massa da comunidade haitiana. No altar, além do pároco padre Othon e do Bispo Dom Mamede, estava o diácono Antônio Barradas, que estava à frente da Paróquia e o padre Onaque, que também é haitiano e está na Arquidiocese de Maringá, dentre outros.

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui

Além dos paroquianos, estiveram na missa dezenas de imigrantes haitianos. Para incluí-los nos ritos litúrgicos, o padre Othon rezou alguns trechos da missa em criolo e francês, dialeto e idioma oficial do Haiti.

Para o bispo diocesano, Dom Mamede, a presença do padre Othon como administrador da Paróquia Santa Clara de Assis pode transformá-la em um local de acolhimento para os imigrantes. “Perceber um grande número de haitianos, que sabendo que um da mesma língua e nação estaria aqui, vieram prestigiar a posse, vieram estreitar laços com essa Paróquia.

Com certeza isso aqui há de virar o centro dos trabalhos da Diocese de Umuarama com os imigrantes do Haiti que estão no meio de nós à procura de trabalho, à procura de melhores condições de vida. Realmente já pensei no passado que isso deveria chegar acontecer, mas não pensava que seria já a partir da primeira missa de posse do novo padre”, ensinou Dom Mamede.

Além do lado espiritual os imigrantes também podem se sentir acolhidos em sua cultura, de acordo com o padre Onaque. “A questão da presença do padre haitiano nesta Paróquia é uma bênção de Deus, porque vocês ganharam um padre muito bom, que é o padre Othon, que é muito animado, muito aberto e nós sabemos que no Brasil tem uma comunidade haitiana muito grande e que precisa também de acompanhamento, de celebrações em criolo, em francês. E precisa também de alguns acompanhamentos porque tem vários que estão longe, que não conseguem ligar para os familiares, então estão sofrendo e quando eles encontram alguém que fala a mesma língua, da mesma terra, eles ficam felizes”, lembrou.

TRABALHO PASTORAL

Durante a missa o padre Othon disse que iria acabar com uma pastoral, o que não é habitual quando se inicia um novo trabalho. “Ele decretava o fim da pastoral da preguiça. A pastoral da preguiça não existe mais nesta paróquia. Achei muito interessante e engraçado também”, divertiu-se o bispo.

Para o pároco, o fim da “pastoral da preguiça” nada mais é que o estado permanente de missão da Igreja. “É uma maneira simples de dizer que a Igreja precisa sair de si. Quando eu falei da pastoral da preguiça é no sentido de envolver cada vez mais os batizados e aqueles que talvez estão afastados da Igreja. Todo mundo tem seu papel na Igreja e vamos, cada vez mais, servir e ir para frente”.

A dinâmica de trabalho à frente da Santa Clara prevê incentivo ao trabalho pastoral. “Eu tenho muita alegria para tomar posse dessa paróquia, ou seja, ser um amigo, ser um irmão deste povo. Jesus disse no evangelho que ele não veio para ser servido, ele veio para servir. E o meu sentido é esse. Eu estou aqui para servir à Igreja como padre, mas também como aquele que acolhe as pessoas e leva à frente a palavra de Deus, movimenta as pastorais, visita os doentes as comunidades mais distantes”, ressaltou o padre Othon.

SÃO TIAGO

O padre Othon pertence à Sociedade dos Padres de São Tiago, que tem como carisma a ação missionária. “Realmente eu espero que esse pessoal, os padres de São Tiago, que têm um carisma que é marca registrada deles, esquentem e suscitem mais intensamente na nossa Diocese de Umuarama o espírito missionário. Que tenhamos mais disposição, abertura para ir também para outros espaços da Igreja como servidores”, enfatizou Dom Mamede.

Além disso, segundo o Bispo, dentro de aproximadamente um ano haverá outro sacerdote haitiano na Diocese de Umuarama, da mesma ordem dos padres de São Tiago.

Mais lidas

Calor extremo tem data para acabar no Paraná; Umuarama deve ter mínima de 18ºC

A semana começou com previsão de chuva em várias regiões do país, bem como em...

Menos de 24h após morte de caminhoneiro, outro acidente é registrado no mesmo local na PR-323

Mais um acidente envolvendo um carro e um caminhão foi registrado nesta manhã (26), na...

Pedreiro invade casa, estupra e mata mãe e suas três filhas no MT

Uma chacina foi registrada na cidade de Sorriso (MT) neste final de semana. Cleci Calvi...

Notícias Relacionadas