sexta-feira, 29 março 2024
UMUARAMA/PR

Dia D do Agosto Azul será neste sábado

Dia D do Agosto Azul será neste sábado

A campanha Agosto Azul terá no próximo sábado, 20, o ‘dia D’ de ações em benefício da saúde do homem. Promovida pela Secretaria Municipal da Saúde, com o apoio da Prefeitura, outras secretarias municipais e alguns parceiros, a campanha tem como tema “Trabalhador, passe um tempo com você”, visando conscientizar a população sobre a importância da prevenção. O ponto alto do Agosto Azul será no Centro de Especialidades Médicas (CEM), que fica na Rua Nicanor dos Santos Silva, fundos do Pronto Atendimento, das 8h às 12h deste sábado.
Neste dia, a Secretaria da Saúde vai ofertar serviços como aferição da pressão arterial, testes de glicemia (em jejum), exames de sangue para detecção do câncer de próstata (PSA), avaliação nutricional, de pele e bucal, orientações psicológicas, odontológicas e estéticas, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, corte de cabelo, teste do nível de dependência de tabaco e orientações sobre saúde mental, farmácia e enfermagem. Todos os atendimentos serão gratuitos, informa a coordenadora das Unidades Básicas de Saúde de Umuarama, Simony Rodrigues Bernadelli.
São parceiros da campanha, na realização das atividades, a Universidade Paranaense (Unipar), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Social do Comércio (Sesc), Hospital Uopeccan, curso técnico de Enfermagem do Colégio Estadual Professora Hilda T. Kamal, Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Unimed, Fiat, Rotary Clube e Lions Club.
Desde o início de agosto, a secretaria realiza ações nas unidades básicas de saúde (UBS), com apoio dos parceiros envolvidos na campanha. “Nossas equipes prepararam várias atividades voltadas aos homens nas unidades durante todo o mês. O objetivo é atrair o maior número possível de homens preocupados com a saúde, para aproveitar os exames e orientações preventivas nas mais diversas áreas. Queremos uma população masculina mais consciente sobre a saúde”, afirmou o secretário municipal da Saúde, Luiz Alberto Haiduk.
Nas UBS, os homens também encontram testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C, verificação da situação vacinal, reuniões do Hiperdia, palestras com enfermeiras e fisioterapeuta, orientações individuais, agendamento para consultas em horário diferenciado, acolhimento e aconselhamento sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), entrega de preservativos e folders informativos, teatro, café da manhã e tarde da beleza para os pais.
UNIDADES
Nesta terça-feira, 16, o médico urologista Jorge Cardoso falou sobre saúde do homem em palestra no salão comunitário do Jardim Belvedere, realizada pela equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Parque Dom Bosco e da Academia da Saúde.

O encontro reuniu cerca de 40 participantes, com o objetivo de chamar a atenção dos homens para que se cuidem mais. “Eles também tiveram serviços de saúde para facilitar o enfrentamento dos agravos específicos do sexo masculino”, informou a enfermeira Rafaela Hasegawa, coordenadora da Atenção Primária à Saúde.

Na unidade do Jardim Panorama, a Estratégia de Saúde da Família realizou atividades no último dia 12, na Casa da Sopa – localizada na rua Bahia. Os homens puderam aferir a pressão arterial, realizar teste de glicemia, teste rápido, consultas médicas, de enfermagem e odontológicas e receberam orientações gerais.

Mais lidas

Calor extremo tem data para acabar no Paraná; Umuarama deve ter mínima de 18ºC

A semana começou com previsão de chuva em várias regiões do país, bem como em...

Menos de 24h após morte de caminhoneiro, outro acidente é registrado no mesmo local na PR-323

Mais um acidente envolvendo um carro e um caminhão foi registrado nesta manhã (26), na...

Pedreiro invade casa, estupra e mata mãe e suas três filhas no MT

Uma chacina foi registrada na cidade de Sorriso (MT) neste final de semana. Cleci Calvi...

Notícias Relacionadas