sexta-feira, 29 março 2024
UMUARAMA/PR

Como morrem os médicos?

Como morrem os médicos?

1ed10628-07b1-4e4a-8411-0b2d6eb432dc-1

 

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui

Alguns de meus melhores amigos são médicos, tradicionais para os médicos, e é muito provável que você também os tem. Agora Você percebe muita diferença entre o seu estilo de vida e o seu? Eu nem sequer fumo e muitos deles iria dizer-lhe que eles gostam mais vinho do que eu. No entanto, há uma ideia que os médicos vivem “melhor” do que nós. Vamos ver se é verdade?
Neste aspecto acreditávamos que eles eram mais sábios. Não tomaram medicamentos quando não era necessário e dependendo da doença, eles entenderam que tomar os medicamentos não eram necessários ou dispensaram passar dias e noites sofrendo em uma clínica.
No entanto, um estudo feito nos Estados Unidos mostra o oposto. Os médicos, infelizmente, para eles e para nós, morrem da mesma maneira que os outros mortais. Eles gastam muito tempo em hospitais e casas de repouso antes de morrer.
Dr. Stacy Fischer, professor da Universidade de Medicina de Colorado, disse que a crença de que os médicos morrem mais saudável e de forma diferente, é falsa. “Nossa pesquisa mostra que os médicos utilizam e muito os cuidados hospitalares e se você for analisar a quantidade de tempo que as pessoas gastam em hospitais em seus últimos meses de vida, você não verá nenhuma diferença.
Para chegar a este resultado, dados foram analisados a partir de cerca de 10.000 médicos e 192.000 mortes de não médicos. Nos últimos 6 meses, todas estas pessoas gastaram proporcionalmente a mesma quantidade de tempo em unidades de terapia intensiva.
Agora, algo parece ter aprendido com seus anos de faculdade.
Se ele não se parece com este outro estudo, que durou 10 anos e contou com a participação de 14 000 médicos do sexo masculino, o denominado Physicians Health Study II (PHS-II), fornece outros fatos e dados interessantes sobre seu estilo de vida.
Aparentemente, os médicos são muito bons em evitar comportamentos que trazem riscos para a nossa saúde. Por exemplo, apenas 4% dos participantes fumavam. No grupo de médicos esse percentual sobe para 19%.
Por outro lado, nos Estados Unidos, em que mais do que um terço da população é dada obesos, apenas 11% dos médicos que são obesos, não é suficiente, obviamente, mas ele é comparado.
De qualquer forma, quando falamos de hipertensão, a história passa para o outro lado. 42% dos médicos têm pressão arterial elevada, mesmo que tenham uma vida saudável.
Olhe para este outro fato:
As taxas de suicídio entre a comunidade médica é maior. Muitos estudos citam que para cada 100 mil médicos, há entre 28 e 40 mortes por suicídio. Na população em geral, as taxas são de 12,3 suicídios por 100.000 mortes.
Qual o motivo? Talvez eles levem a vida (e morte) de outra forma. Em geral, os médicos mqqorrem pelas mesmas razões que os não-médicos. As principais causas de morte são as doenças cardíacas, câncer, doenças cerebrovasculares, acidentes e obstruções pulmonares. Parece existir os mesmos riscos para os médicos bem como para resto da população.
A conclusão que podemos tirar disso é que os médicos seguem o seu próprio conselho. Eles tomam medicamentos, comem o que comemos e devem ir para os mesmos hospitais.
O problema?
Pode ser que os tratamentos convencionais, como acreditamos, não são os mais eficazes, mesmo para eles.

Dr Orlando Barreto

Médico Especialista em Ginecologia e Obstetrícia.

Fontes:

“Is your doctor healthier than you?”, The Atlantic. Agosto, 2012. Publicado online.

“Study reveals how doctors spend their final days”, Institute for Natural Healing. Mayo, 2016. Publicado online.

“Mortality rates and causes among U.S. physicians.”, PubliMed.gov. Publicado online. Octubre, 2000.

Mais lidas

Calor extremo tem data para acabar no Paraná; Umuarama deve ter mínima de 18ºC

A semana começou com previsão de chuva em várias regiões do país, bem como em...

Menos de 24h após morte de caminhoneiro, outro acidente é registrado no mesmo local na PR-323

Mais um acidente envolvendo um carro e um caminhão foi registrado nesta manhã (26), na...

Pedreiro invade casa, estupra e mata mãe e suas três filhas no MT

Uma chacina foi registrada na cidade de Sorriso (MT) neste final de semana. Cleci Calvi...

Notícias Relacionadas