terça-feira, 16 abril 2024
UMUARAMA/PR

Marcio Nunes e Beto Richa iniciam plantio de soja no Paraná

Marcio Nunes e Beto Richa iniciam plantio de soja no Paraná

LOGO PUB

plan1

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui

O deputado estadual, Marcio Nunes e o governador Beto Richa participaram nesta sexta-feira (15), na fazenda Esteirinha, em Goioerê, na Região Centro-Oeste do estado, da abertura nacional do plantio da soja. O governador comandou uma das plantadeiras e fez o plantio das primeiras sementes do Estado.

Organizado pela Associação dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja) Brasil, Aprosoja Paraná e Canal Rural, o evento reuniu especialistas de diversos segmentos e mais de 500 produtores de soja do Paraná e de outros estados.

“É uma honra que o início oficial do plantio da soja ocorra em território paranaense. O Paraná é o estado com maior produtividade do Brasil, que é o país segundo maior produtor de soja do mundo”, afirmou Richa. O Paraná é o segundo maior produtor e a estimativa é que a área de plantio seja ampliada em 3% nesta safra, passando de 5,2 milhões de hectares para 5,4 milhões de hectares.

De acordo com o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, a soja é o principal ativo da economia nacional e paranaense, representando 22% de tudo que o Paraná produz. “Ela tem o valor de encorpar a cadeia produtiva paranaense”, disse Ortigara.

O deputado Marcio Nunes espera que São Pedro dê chuva e sol na hora certa. “Dessa forma todos os produtores irão ganhar, superando os números da safra passada”.

O Paraná foi escolhido para receber o evento pela sua expressividade produtiva, de acordo com o presidente da Aprosoja Brasil, Marcos da Rosa. “É um estado importante no cenário nacional, pois planta quase 5,3 milhões de hectares de soja e tem uma grande representatividade no PIB do Brasil”, declarou Rosa. “Aqui o produtor utiliza muito bem a tecnologia, tem um misto de produtores de vários portes, o que representa bem a qualidade agrícola do Brasil”, acrescentou.

A Fazenda Esteirinha é uma das que utilizam a agricultura de precisão, aliada aos sistemas de plantio direto, sistema de RPK e taxa variável. “Buscamos inovar para aumentar a produtividade. Procuramos incorporar o que há de mais moderno no mercado do Brasil e do mundo”, disse o produtor e proprietário da fazenda, Eduardo Costa Cassiano. A fazenda, de 2 mil hectares, produziu na última safra 72 sacas de soja por hectare e a expectativa do proprietário é atingir a mesma marca neste ano.

anigif micro maa 3

Mais lidas

Homem morre em acidente envolvendo ônibus de Umuarama na PR-364

Um ônibus de Umuarama se envolveu em um acidente fatal com um veículo Fiat Palio...

Jovem assassinado a tiros em Mariluz é identificado

O jovem de 27 anos assassinado a tiros na madrugada deste domingo (14), em Mariluz...

Frio? Previsão do tempo para esta semana aponta mínima de 18ºC em Umuarama

A semana começou com um clima mais fresco, sol com muitas nuvens e chuvas passageiras...

Adolescente de 15 anos morre afogada em lago de propriedade rural em Alto Piquiri

Uma tragédia foi registrada neste final de semana no município de Alto Piquiri. Uma adolescente...

Notícias Relacionadas