Votação aconteceu no PR, SC e RS – Foto: Divulgação do Movimento

A participação ficou abaixo do que os organizadores esperavam, mas o plebiscito informal O Sul É o Meu País, realizado neste sábado (7), foi  concluído com vitória maciça da proposta de separação dos Estados do Sul para a criação de um novo país. Com 80,12% das urnas auditadas até as 20h deste domingo (8), 96,1% dos participantes votaram favoravelmente a Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná se separarem do Brasil. Os votos contrários somam 3,9%. A votação aconteceu em 900 cidades dos três Estados do Sul.

Ao todo, votaram 331.378 eleitores, na primeira parcial revelada na madrugada desta segunda-feira (9). Há a possibilidade deste número subir, mas, de qualquer forma, a expectativa dos organizadores erá de que de dois a três milhões de pessoas votassem no plebiscito. No ano passado, o número de eleitores chegou a 616 mil eleitores.

O grupo aproveitou para coletar assinaturas para um projeto de lei de iniciativa popular que propõe uma consulta formal sobre a independência da região Sul, a ser realizada junto com as eleições do ano que vem.

Os organizadores sabem que o plebiscito não tem valor legal, já que a Constituição determina que “a República Federativa do Brasil é formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e Distrito Federal”, e a legislação proíbe qualquer tentativa de separação do território nacional.

Fonte: Banda B

Compartilhe: