Devido ao volume – mais de 5 mil boletos não retirados e 2 mil devolvidos pelos Correios – do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), lançado no exercício de 2017, A Prefeitura de Umuarama está alertando aos donos de imóveis que procurem o setor de Arrecadação e Fiscalização para atualizar o cadastro.

Os Correios devolveram 1.992 boletos porque os endereços, ou os proprietários, não foram encontrados após várias tentativas. Outros 5.036 donos de imóveis (na maioria terrenos sem edificação) não vieram buscar os carnês na Prefeitura, totalizando mais de 7 mil imóveis com endereços desatualizados, o que impede a entrega dos carnês – cerca de 12% do um total de 57.087 boletos lançados no corrente exercício.

A diretora de Arrecadação e Fiscalização, Gislaine Alves Vieira, informa que muitos boletos não chegaram aos destinatários porque os endereços residenciais estão desatualizados. “É importante que os proprietários de imóveis mantenham seus cadastros atualizados, pois ali estão os meios para a Prefeitura localizar o dono do imóvel, em caso de necessidade. Sem os contatos, a única forma é o proprietário procurar pessoalmente o setor de Arrecadação no Paço Municipal e retirar o seu boleto”, orientou.

Por este motivo, a Secretaria Municipal da Fazenda orienta que os proprietários de terrenos procurem a Prefeitura o quanto antes, para a regularização do cadastro de imóveis. O prazo para a atualização dos dados foi fixado até 20 de novembro. “Depois desta data, o boleto será enviado pelos Correios, porém aqueles que estão com endereço desatualizado certamente não receberão o boleto e deverão sujeitar-se a retirar pela internet (o site da Prefeitura éwww.umuarama.pr.gov.br) ou diretamente no Paço Municipal”, completou a diretora.

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