quinta-feira, 28 março 2024
UMUARAMA/PR

Quadrilha de tráfico internacional de entorpecentes tinha 7 da mesma família

Quadrilha de tráfico internacional de entorpecentes tinha 7 da mesma família

Segundo as investigações, o grupo movimentava 200 quilos de cocaína por mês.

pf
(Foto: Divulgação PF)

A organização criminosa dedicada ao tráfico internacional de entorpecentes presa pela Polícia Federal (PF) dentro da Operação Enigma, deflagrada nesta sexta-feira (17), tinha pelo menos sete pessoas da mesma família, entre pais, filhos, tios e primos. Os parentes eram os fornecedores das drogas com origem do Paraguai e com destino a Curitiba e região metropolitana. A maior ficava no Mato grosso do Sul e apenas dois irmãos atuavam em Curitiba, em contato direto com compradores. Segundo as investigações, o grupo movimentava 200 quilos de cocaína por mês.

O grupo tinha várias táticas para esconder os entorpecentes, até mesmo no ralo de residências. Ao todo, foram cumpridos 37 mandados de busca e apreensão e 28 de prisão. Pelo duas pessoas ainda estão foragidas. Além disso, dois homens foram presos em flagrante escondidos no forro de uma residência. Os mandados foram cumpridos no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui

Segundo o delegado Vinícius de Oliveira Binda, a quadrilha trazia a droga, em sua maioria crack e cocaína, de fornecedores do Paraguai através da fronteira com o Mato Grosso do Sul e enviava para Curitiba e cidades da Região Metropolitana.

“Eles atuavam em vários lugares, mas a venda maior acontecia nos bairros do Xaxim, Pinheirinho, CIC e também em alguns municípios da região Metropolitana. Traziam muita droga pra cá e revendiam em quantidades menores para outros traficantes”, afirmou o delegado. O transporte na maioria das vezes era feito em fundos falsos de caminhões.

quadrilha
Drogas eram escondidas até em ralos de residências – Reprodução PF

A PF dá conta de que, para driblar as investigações, os integrantes da suposta organização estabeleceram um esquema lavagem de dinheiro que envolvia a ocultação e fracionamento das operações financeiras, a utilização de “laranjas” para realização de negócios envolvendo bens adquiridos pelo grupo, a compra de veículos de luxo, imóveis rurais e outros de alto padrão no litoral de Santa Catarina.

Um dos responsáveis por organizar o grupo já havia sido alvo de investigação por tráfico de drogas em outra ação da Polícia Federal e atua por muitos anos como traficante de drogas, de acordo com a corporação.

Aos investigados estão sendo imputados, dentre outros, os crimes de tráfico internacional de entorpecentes, associação para o tráfico, associação criminosa e lavagem de ativos. A Operação foi batizada de Enigma porque, em seu início, eram desconhecidos dos investigadores a estrutura de atuação e forma de comunicação dos alvos.

Fonte: Banda B com Estadão Conteúdo

 

Mais lidas

Calor extremo tem data para acabar no Paraná; Umuarama deve ter mínima de 18ºC

A semana começou com previsão de chuva em várias regiões do país, bem como em...

Dono de pousada quebra Ford Ranger, Fiat Toro e Ford Ecosport à marteladas em Porto Camargo

O proprietário de uma pousada no distrito de Porto Camargo, em Icaraíma, foi detido pela...

Caminhoneiro de Umuarama morre em colisão na PR-323, entre Tapejara e Cruzeiro do Oeste

Um grave acidente registrado no início da tarde desta segunda-feira (25),na rodovia PR-323, nas proximidades...

Notícias Relacionadas