sexta-feira, 19 abril 2024
UMUARAMA/PR

Outono começa com previsão de chuva no Paraná

Outono começa com previsão de chuva no Paraná

O outono começa às 13h15 desta terça-feira (20) e termina às 7h07 de 21 de junho.

O outono começa às 13h15 desta terça-feira (20) e termina às 7h07 de 21 de junho. Segundo a previsão climática do Simepar ? Sistema Meteorológico do Paraná, a estação entra com chuvas e temperaturas variando de 18ºC a 32ºC no Estado.

Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam a probabilidade de um pequeno aumento de chuvas no Sul do continente americano, confirmando o comportamento histórico do clima no Paraná durante o outono. “As chuvas devem variar muito entre as regiões, porém as variações, tanto acima quanto abaixo, ficam próximas à normalidade climatológica”, observa o meteorologista do Simepar, Cezar Duquia.

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui

A previsão indica chuvas dentro da normalidade nas regiões Central e Centro-Sul do Paraná. No Oeste, Sudoeste e Noroeste, a tendência é de chuvas um pouco acima da normalidade durante a estação. As ocorrências devem diminuir um pouco no Litoral, na Região Metropolitana de Curitiba e no Norte Central. Em todo o Sul Brasil, segundo o Inmet, os volumes totais de chuvas devem variar entre 150 e 400 milímetros.

“A estação caracteriza-se pelo aumento de aglomerados de nuvens que podem causar drásticas alterações nas condições atmosféricas”, explica Duquia.

Enfraquecido durante o verão, o fenômeno La Niña ? que resfria as águas do Oceano Pacífico ? continua a perder força, conforme sugere a análise dos dados da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA (NOAA).

O outono costuma registrar nevoeiros e geadas mais frequentes nas regiões serranas do Sudeste e do Sul do país. A partir de maio, ondas de frio tornam-se mais constantes devido às frentes que se deslocam na área. Segundo o boletim do Inmet, as temperaturas tendem a ficar mais amenas devido à entrada de massas de ar frio: as mínimas devem oscilar entre 12ºC e 18ºC e as máximas entre 18ºC e 28ºC.

AGRICULTURA

Quanto mais tarde o milho safrinha for semeado, maior é o risco para as lavouras, que ficam suscetíveis a danos e perdas por geadas a partir de maio, alertam as pesquisadoras em agrometeorologia do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Heverly Morais e Angela Costa. Semeado com atraso devido à colheita tardia da soja causada pelo excesso de chuvas no verão, o milho safrinha estará em estágio de floração e frutificação.

A cultura do trigo deve desenvolver-se normalmente, pois estará na fase vegetativa, tolerante a baixas temperaturas. Em caso de previsão de geada, as plantações de hortaliças e café devem ser protegidas conforme as orientações técnicas do Iapar.

Em meados de maio o Simepar inicia o serviço Alerta Geada, especialmente desenvolvido para orientar agricultores durante o outono e o inverno. Boletins diários são publicados nas páginas dos órgãos ? http://www.simepar.br e http://www.iapar.br ? e avisos são enviados por celular a agricultores cadastrados.

COLHEITAS

De origem latina, a palavra outono significa época propícia para as colheitas. Suas principais características são a queda das folhas das árvores em nuances amarelas e vermelhas e dos frutos amadurecidos sobre a terra, o tom acinzentado do céu, o abrandamento das temperaturas e as noites que começam mais cedo. Nas artes, a estação está associada a nostalgia, melancolia e introspecção.

 

(Catve)

Mais lidas

Calor extremo tem data para acabar no Paraná; Umuarama deve ter mínima de 18ºC

A semana começou com previsão de chuva em várias regiões do país, bem como em...

Diagnosticado pela 2ª vez com tumor cerebral, trabalhador rural faz vakinha para arrecadar R$ 43 mil

Após dois anos de tranquilidade, o trabalhador rural Rogério da Silva, de 39 anos, foi...

Pedreiro invade casa, estupra e mata mãe e suas três filhas no MT

Uma chacina foi registrada na cidade de Sorriso (MT) neste final de semana. Cleci Calvi...

Motorista morre esmagado pelo próprio caminhão que era guinchado na BR-376; entenda

O motorista de um caminhão que estava sendo guinchado morreu após ser esmagado pelo próprio...

Notícias Relacionadas