sexta-feira, 19 abril 2024
UMUARAMA/PR

Cisa-Amerios e Maternidade Norospar se unem para incentivar o parto natural

Cisa-Amerios e Maternidade Norospar se unem para incentivar o parto natural

Incentivar o parto natural e diminuir o número de cesarianas é um desafio comum das duas instituições

Representantes do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Amerios (Cisa-Amerios), fizeram uma visita técnica ao Hospital Norospar de Umuarama, no início da tarde de sexta-feira (8). O objetivo foi conhecer as instalações do hospital, que foram totalmente reformadas e reequipadas, especialmente as UTIs Adulto, Infantil e Neonatal, que são referência para todos os municípios consorciados. Um dos assuntos tratados foi o incentivo ao parto normal nos municípios consorciados

Participaram da visita o presidente do Cisa-Amerios e prefeito de Alto Piquiri, Luis Carlos Borges Cardoso e o coordenador geral, Nilson Manduca. Os representantes foram recebidos pelo presidente Associação Beneficente de Saúde do Noroeste do Paraná – Norospar, Pedro Ruiz Filho, pelos médicos Nelson Gasperin e Luiz Batista de França e pelas enfermeiras Nanci Kuster de Paula, que é gerente de enfermagem e Carla Narvaes Figueiredo, da UTI Neo Natal e Infantil e responsável pelo Posto de Coleta de Leite Materno da Norospar.

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui

Sala de parto natural, enfermarias da maternidade, salas de apoio e de equipamentos, postos de enfermagem, entre outras instalações foram visitadas.

“O Hospital Norospar está de parabéns. Ver de perto as transformações que ocorreram aqui é muito gratificante e satisfatório. Temos confiança de que os pacientes e principalmente as crianças, mamães e gestantes da região recebem aqui o melhor atendimento possível”, disse Cardoso durante a visita.

Pedro Ruiz Filho fez questão de mostrar aos representantes do Cisa-Amerios a nova Central de Esterilização do Hospital. “Foi construída segundo os mais rígidos padrões de qualidade segundo normas internacionais protocoladas para o setor. Os materiais sujos entram por um lado, são esterilizados e enviados por outro caminho ao Centro Cirúrgico ou setor de destino, sem que haja contato entre os mesmos. Isso é garantia de segurança e controle de qualidade”, explicou o presidente da Norospar.

Incentivo ao parto normal

A diminuição do número de cesarianas, conforme recomendado pelo Ministério da Saúde também foi pauta nas conversas entre os representantes. “Segundo o Dr. França, o trabalho que está sendo realizado é paulatino e gradativo e deve contar com a união de todas as instituições. Precisa haver uma mudança na cultura e no comportamento das gestantes e seus familiares. Muitas têm medo do parto normal, mas isso é um mito que temos que trabalhar em conjunto para quebrar. O parto normal é mais seguro e melhor para a saúde da mãe e do bebê”, disse o médico.

Segundo Cardoso o incentivo ao parto normal é uma das grandes bandeiras do Cisa-Amerios. “Orientamos nossos profissionais de saúde e cobramos muito a diminuição do número de cesáreas, que ainda é grande”, destacou o presidente.

Para o coordenador Nilson Manduca, esse contato é importante para integrar o trabalho das instituições. “Trabalhamos em conjunto e essas oportunidades reforçam ainda mais a parceria. São momentos de troca de informações, de concretizar ideias e também para buscarmos juntos soluções para problemas comuns”, destacou Manduca. Segundo ele, novas visitas a outros locais de atendimento estão sendo programadas.

Mais lidas

Calor extremo tem data para acabar no Paraná; Umuarama deve ter mínima de 18ºC

A semana começou com previsão de chuva em várias regiões do país, bem como em...

Pedreiro invade casa, estupra e mata mãe e suas três filhas no MT

Uma chacina foi registrada na cidade de Sorriso (MT) neste final de semana. Cleci Calvi...

Diagnosticado pela 2ª vez com tumor cerebral, trabalhador rural faz vakinha para arrecadar R$ 43 mil

Após dois anos de tranquilidade, o trabalhador rural Rogério da Silva, de 39 anos, foi...

Notícias Relacionadas