Representantes do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Amerios (Cisa-Amerios), fizeram uma visita técnica ao Hospital Norospar de Umuarama, no início da tarde de sexta-feira (8). O objetivo foi conhecer as instalações do hospital, que foram totalmente reformadas e reequipadas, especialmente as UTIs Adulto, Infantil e Neonatal, que são referência para todos os municípios consorciados. Um dos assuntos tratados foi o incentivo ao parto normal nos municípios consorciados

Participaram da visita o presidente do Cisa-Amerios e prefeito de Alto Piquiri, Luis Carlos Borges Cardoso e o coordenador geral, Nilson Manduca. Os representantes foram recebidos pelo presidente Associação Beneficente de Saúde do Noroeste do Paraná – Norospar, Pedro Ruiz Filho, pelos médicos Nelson Gasperin e Luiz Batista de França e pelas enfermeiras Nanci Kuster de Paula, que é gerente de enfermagem e Carla Narvaes Figueiredo, da UTI Neo Natal e Infantil e responsável pelo Posto de Coleta de Leite Materno da Norospar.

Sala de parto natural, enfermarias da maternidade, salas de apoio e de equipamentos, postos de enfermagem, entre outras instalações foram visitadas.

“O Hospital Norospar está de parabéns. Ver de perto as transformações que ocorreram aqui é muito gratificante e satisfatório. Temos confiança de que os pacientes e principalmente as crianças, mamães e gestantes da região recebem aqui o melhor atendimento possível”, disse Cardoso durante a visita.

Pedro Ruiz Filho fez questão de mostrar aos representantes do Cisa-Amerios a nova Central de Esterilização do Hospital. “Foi construída segundo os mais rígidos padrões de qualidade segundo normas internacionais protocoladas para o setor. Os materiais sujos entram por um lado, são esterilizados e enviados por outro caminho ao Centro Cirúrgico ou setor de destino, sem que haja contato entre os mesmos. Isso é garantia de segurança e controle de qualidade”, explicou o presidente da Norospar.

Incentivo ao parto normal

A diminuição do número de cesarianas, conforme recomendado pelo Ministério da Saúde também foi pauta nas conversas entre os representantes. “Segundo o Dr. França, o trabalho que está sendo realizado é paulatino e gradativo e deve contar com a união de todas as instituições. Precisa haver uma mudança na cultura e no comportamento das gestantes e seus familiares. Muitas têm medo do parto normal, mas isso é um mito que temos que trabalhar em conjunto para quebrar. O parto normal é mais seguro e melhor para a saúde da mãe e do bebê”, disse o médico.

Segundo Cardoso o incentivo ao parto normal é uma das grandes bandeiras do Cisa-Amerios. “Orientamos nossos profissionais de saúde e cobramos muito a diminuição do número de cesáreas, que ainda é grande”, destacou o presidente.

Para o coordenador Nilson Manduca, esse contato é importante para integrar o trabalho das instituições. “Trabalhamos em conjunto e essas oportunidades reforçam ainda mais a parceria. São momentos de troca de informações, de concretizar ideias e também para buscarmos juntos soluções para problemas comuns”, destacou Manduca. Segundo ele, novas visitas a outros locais de atendimento estão sendo programadas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo impróprio ou ilegal, denuncie.