O aprofundamento em assuntos relacionados com o desenvolvimento da cidadania fiscal faz parte do Projeto Disseminadores da Educação Fiscal que em 2013 foi contemplado com o prêmio Nacional de Educação Fiscal, recebido pela Professora Deolinda Cornicelli Buosi da Federação Brasileira de Associações de Fiscais e Tributos Estaduais – Febrafite em Brasília-DF.

Este ano, o projeto vem sendo desenvolvido com os alunos do 9º ano do ensino fundamental e seguindo a linha do projeto idealizado pela Rede Globo de Televisão “O Brasil que eu quero”, a coordenadora e professora de Arte do Colégio Estadual Nestor Victor Deolinda, intitulou o projeto deste ano como “A cidade que temos e a cidade que queremos”.

Os alunos observaram na cidade os pontos positivos e negativos que deveriam ser discutidos e relacionaram algumas opiniões que poderiam ser acolhidas pela administração municipal, bem como, elaboraram questões com a finalidade de compreender melhor as obrigações dos gestores do Município.

Após a produção do material, os alunos, acompanhados da Professora Deolinda, participaram de uma sessão ordinária na Câmara Municipal, onde foram recebidos com total atenção pelo Presidente da Câmara Lindolfo Bazoti e pelos demais vereadores da Casa. Na sessão, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer melhor o trabalho dos representantes do legislativo municipal e discutir alguns assuntos de relevância para a conclusão do projeto.

Depois da visita à Câmara, foi a vez de sabatinar o representante do poder executivo Municipal, o Prefeito Darlan Scalco.

O Prefeito foi recebido na Sala de Múltiplo Uso do Colégio Nestor Victor para esclarecer duvidas e responder perguntas relacionadas a administração municipal que foram elaboradas pelos alunos integrantes do projeto.

Foram mais de quatro horas de um bate-papo agradável e esclarecedor sobre diversos pontos abordados pelos alunos e que foram prontamente respondidos e esclarecidos pelo Prefeito.

O Prefeito disse estar satisfeito e até mesmo entusiasmado com o desempenho dos alunos na elaboração do projeto pelo dinamismo e pela forma de abordagem adotada nos temas. Darlan ainda enfatizou que o trabalho desenvolvido pela Professora de Arte Deolinda, deveria ser um modelo adotado não somente no Paraná, mas em todo o país, pois contribui de forma positiva para a formação de bons cidadãos.

A Professora de Arte Deolinda Cornicelli agradeceu de imediato o Prefeito Municipal por aceitar o convite dos alunos e estendeu os agradecimentos a todos os vereadores que se colocaram a disposição para os esclarecimentos que forem pertinentes ao projeto.

O projeto que teve início no ano de 2009 passou a ser desenvolvido anualmente com séries diferentes do ensino fundamental e médio para que todos possam participar e obter um conhecimento mais amplo sobre a educação fiscal.

O título alcançado em 2013 na esfera nacional despertou o interesse dos alunos e a capacidade de elaboração e a criatividade na execução de trabalhos que contribuem para a efetivação da cidadania.

Nesta quinta e sexta-feira, a partir das 19:00, acontecerá no Centro Cultural Prefeito Elizeu Lannes do Carmo o Seminário de Educação Fiscal que será aberto para toda a comunidade.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo impróprio ou ilegal, denuncie.