Na última semana, o Juiz de Direito da Comarca de Pérola Carlos Eduardo Zago Udenal conduziu a Solenidade de Diplomação dos Candidatos Mirins, eleitos em 2018, no Projeto Parlamento Jovem, desenvolvido pela Escola Municipal Arminda Rodrigues de Souza em parceria com o Cartório Eleitoral e a Prefeitura Municipal de Pérola.

O Projeto Parlamento Jovem faz parte do projeto Eleitor do Futuro da Justiça Eleitoral que vem sendo desenvolvido nas Escolas e tem como objetivo promover a educação política dos estudantes, estimulando-os ao exercício da cidadania e do voto responsável, por meio de diversas atividades voltadas à aprendizagem da cidadania e da democracia.

Para o Juiz de Direito de Pérola, Dr. Carlos Eduardo, a participação político-eleitoral compreende não apenas o exercício do voto, assim como o voto também não se limita a um ato mecânico: não se trata de apenas “apertar teclas”.

Dr. Carlos acredita que o exercício do voto implica na consciência quanto a importância de cada cidadão na escolha daqueles que serão nossos representantes nas esferas do poder público federal, estadual e municipal e na participação das decisões que afetam a sociedade. Entretanto, o Juiz enfatiza que esta consciência não surge espontaneamente, mas requer preparo e trabalho educativo e por esta razão, decidiu apoiar e participar ativamente da realização deste projeto em Pérola.

Em relação ao desenvolvimento do Projeto, o Juiz ressaltou a competência da equipe que coordenou o Projeto na Escola, o acompanhamento dado pelo Cartório Eleitoral e o interesse despertado pelos alunos que participaram do projeto, considerando que mais de 80% dos alunos da escola colocaram seus nomes a disposição dos colegas nas eleições. “Nosso objetivo é despertar nas crianças o interesse pela política limpa e séria. Buscamos com esse projeto promover a educação política de nossos estudantes e desenvolver o exercício da cidadania e do voto responsável” ressaltou Dr. Carlos.

Além de avaliar como positiva a promoção do projeto na escola, o Juiz de Direito também destacou pontos importantes nas propostas que foram apresentadas pelos alunos nesse processo educativo. “Entendemos que o Projeto alcançou seus objetivos quando observamos nas propostas dos candidatos o verdadeiro interesse em cuidar da coletividade, com propostas que visavam principalmente o interesse de todos”.

O Prefeito Darlan Scalco parabenizou a todos os organizadores e principalmente aos alunos que participaram do projeto pelo brilhante exercício de cidadania. Darlan disse que este projeto é de fundamental importância na formação de nossas crianças principalmente em razão do momento crítico que atravessa a política nacional. O Prefeito reafirmou as considerações feitas pelo Juiz Dr. Carlos e o parabenizou pela atitude de promover a educação política entre aqueles que “são o futuro de nossa nação”

Em Pérola o projeto foi desenvolvido pela Escola Municipal Arminda Rodrigues de Souza, onde os professores trabalharam em sala de aula sobre política, cidadania e todo o procedimento para escolha de um candidato.

Estiveram presentes na solenidade além do Juiz de Direito Dr. Carlos Eduardo Zago Udenal e do Prefeito Darlan Scalco, o Promotor de Justiça Tales Alves Paranahiba, a Chefe do Cartório Eleitoral Glória Lúcia Aguiar Guariento, o Presidente da Câmara Lindolfo Bazoti Filho, a Secretária de Educação Maria Sonia Celini, os professores Silvia Stoch e Eduardo Menegati e os vereadores Almiro, Claudinha, Eroni, José Carlos, Juarez e Odilon.

O cerimonial foi conduzido pelo Mestre de Cerimônias Joel Marques.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo impróprio ou ilegal, denuncie.