terça-feira, 19 março 2024
UMUARAMA/PR

Semana Mundial do Aleitamento Materno reunirá profissionais de saúde da região

Semana Mundial do Aleitamento Materno reunirá profissionais de saúde da região

Workshop sobre amamentação será realizado em Umuarama.

A Semana Mundial do Aleitamento Materno será marcada por um evento que reunirá profissionais de saúde de toda a região para debater a importância do incentivo a amamentação e a doação de leite materno nas unidades de saúde e no atendimento a gestantes e lactantes.

PUBLICIDADE

Workshop “Amamentação, alicerce da vida”, será realizado no auditório do Centro Mãe Paranaense, no dia 3 de agosto. A abertura será às 8 da manhã com um café da manhã para as gestantes atendidas no Centro Mãe Paranaense. A partir das 13 horas terá início a capacitação dos profissionais de saúde, conforme a programação abaixo.

O evento é organizado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde – Cisa-Amerios em parceria com o Centro Mãe Paranaense, Hospital Norospar, 12ª Regional de Saúde e Secretaria de Saúde de Umuarama. Um time de profissionais altamente gabaritado foi reunido para conduzir o evento.

É unanimidade entre os especialistas que, a amamentação é ideal para a saúde da mãe e do bebê, previne doenças e ajuda no desenvolvimento psicossocial e motor da criança.

“O objetivo do evento é capacitar profissionais de saúde para estimular o aleitamento materno promovendo a amamentação como parte das estratégias de nutrição, segurança alimentar, redução da desigualdade social e diminuir índices de mortalidade infantil”, destacou a enfermeira obstetra Sonia Terezinha Gazin, uma das organizadoras do evento.

A fonoaudióloga Alexandra Lopes Rino percorreu a região divulgando o evento e convidando profissionais de saúde para participarem. “A participação do maior número possível de profissional de saúde é muito importante. As palestras foram elaboradas para capacitar esses profissionais e prepara-los para a abordagem de gestantes e mães”, disse. 

cisa amerios worksop amamentacao umuarama banner
Foto: Rosi Rodrigues

CERTIFICADO DOURADO

O munícipio que cadastrar mais doadoras de leite materno na Maternidade Norospar durante o mês de agosto, será agraciado com o Certificado Dourado. “É uma forma valorizar e estimular enfermeiros de Umuarama e Região e incentivar a doação de leite materno”, destacou a fonoaudióloga Alexandra Lopes Rino, criadora do prêmio.

SERVIÇO

O evento é gratuito e podem participar todos profissionais da área da saúde. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas por telefone (44 3623-2728), WhatsApp (44 99967-2140) e ainda através do email: cisafono@cisaamerios.com.br .

Local: Auditório do Centro Regional Mãe Paranaense. Rua Ministro Oliveira Salazar 4708 – Ao lado da Autoescola Umuarama.

 

PROGRAMAÇÃO

13h30:  Aleitamento Materno e cuidados com a mama

Palestrante:  Enfª Obstª: Sonia Terezinha Gazin colaboradora da Norospar  e Centro Regional Mãe Paranaense, Graduada pela UNOESTE PAULISTA, pós-graduada pela UEM-maringá. Hospital Nossa Senhora das Graças em Curitiba.

14h00: Higiene Bucal no Recém Nascido 

Palestrante: Drª Luciana Augusto Caetano Ribeiro, Odontóloga Pediatra, colaboradora do CEO-CISA. Formada em 1999 na UNIPAR, Pós-graduada em Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares pela ABO, EspecializaDA em Odontopediatria pela HODOS-Uninga.

14h30: Fonoaudiologia na Amamentação

Palestrante: Fgª Alexandra Lopes Rino. Colaboradora do Cisa-Amerios e do Centro Regional Mãe Paranaense. Graduada pela Universidade Sagrado Coração de Baurú -SP em 1997, Pós-graduada em Psicopedagogia pela UNIPAR em 1999, Pós-graduada em Neuropedagogia UNIVALE em 2013, Especialista em Avaliação Audiológica na Infância pela SERfono de São Jose do Rio Preto em 2018, Aperfeiçoamento Potenciais Evocados Auditivos, Santa Maria-RS, 7 a 9 março de 2018.

15h00: Afetividade Mãe e Filho

Palestrante: Psicª Cintia Daiane Schirmer. Doula-Unimaterna, Instrutora de Shantala, Educadora Perinatal, Facilitadora do Aleitamento Materno. Participou do Curso de Preparação ao Parto Humanizado-Instituto Ser e Saber e do Curso Psicologia do Puerpério no Istituto Aripe. Colaboradora da UNIPAR e Centro Regional Mãe Paranaense.

15h30: Incentivo Doação de Aleitamento Materno e Demonstração do Kit de Captação

Palestrante: Fgª Daiane Augusto Caetano Ribeiro. Colaboradora da Maternidade Norospar. Formada pela FGU Umuarama em 2014, Pós-graduada em Fonoaudiologia Clinica pela FACO em 2015. Atua no Hospital Norospar desde 2014 com incentivo à amamentação na UTI Neonatal e é responsável pela triagem auditiva dos recém-nascidos.

16h30: Encerramento

DSC 0515
Foto: Rosi Rodrigues

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui

Mais lidas

Calor extremo tem data para acabar no Paraná; Umuarama deve ter mínima de 18ºC

A semana começou com previsão de chuva em várias regiões do país, bem como em...

Trabalhador encontra mão, e depois corpo enterrado em área rural

O corpo de um homem foi encontrado enterrado em uma cova, na manhã desta segunda-feira...

Mistério resolvido: veja quantas sementes havia dentro da melância exposta durante a Expo Umuarama

Depois de quase 8 mil palpites o mistério acabou e foi revelado quantas sementes tinha...

Embriagada, mulher perde o controle e bate carro em cerca de madeira

Uma mulher de 38 anos foi detida após se envolver em um acidente de trânsito...

Notícias Relacionadas