quinta-feira, 18 abril 2024
UMUARAMA/PR

Saúde de Pérola é destaque no Congresso Nacional em Belém

Saúde de Pérola é destaque no Congresso Nacional em Belém

Pensando a saúde de forma simples e procurando reduzir o uso de medicamentos no tratamento de doenças, foi que surgiu em Pérola um projeto que ganhou reconhecimento a nível nacional: O Grupo de Apoio Terapêutico aos Fibromiálgicos de Pérola.

Criado em 2016 para auxiliar no tratamento da fibromialgia, através das praticas integrativas e complementares em saúde, o grupo de apoio surgiu da necessidade de atender uma demanda de pessoas, com dores crônicas que com freqüência buscavam atendimento fisioterápico para aliviar suas dores.

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui

Entre estas pessoas que já estavam sendo atendidas, existiam muitas mulheres diagnosticadas com fibromialgia, foi então que através do apoio da Secretária de Saúde Rosangela Guandalin, as profissionais de saúde do Município de Pérola, Fernanda Assunção dos Anjos (farmacêutica), Fábia Carolina Teixeira Kai (fisioterapeuta) que hoje foi substituída pela fisioterapeuta Débora Lourenço e Adevielly Castro (psicóloga) criaram o Grupo de Apoio Terapêutico aos Fibromiálgicos de Pérola.

A auriculoterapia é uma técnica da medicina tradicional chinesa que trata disfunções físicas, emocionais e mentais por meio de estímulos em pontos específicos da orelha, local onde há terminações nervosas correspondentes a determinados órgãos do corpo. No caso da fibromialgia, a auriculoterapia e utilizada para aliviar as dores e para ajudar a amenizar a ansiedade, insônia e outros fatores emocionais.

Durante oito semanas, a equipe de profissionais do projeto realizou uma experiência com treze mulheres do grupo utilizando a técnica da auriculoterapia para avaliar a possível redução do uso de medicamentos para dor. E foi através desta experiência que o Município de Pérola foi selecionado para se apresentar na “15ª Mostra Brasil aqui tem SUS” no Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde em Belém, no Pará.

Para a Secretária de Saúde, Rosangela Guandalin, a criação do grupo oferece uma forma mais saudável de proporcionar aos participantes o alívio das dores sem o uso contínuo de medicamentos. “O Grupo de Apoio Terapêutico aos Fibromiálgicos de Pérola surgiu para complementar o tratamento da fibromialgia, através das Praticas Integrativas e Complementares em Saúde. Nesta visão, foram realizados experimentos com o uso da auriculoterapia nesta população para avaliar a redução do uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios devido ao alívio da dor proporcionado por esta PIC. Estamos felizes em alcançar os resultados positivos que obtivemos com a criação do grupo” comentou a secretária.

A farmacêutica Fernanda Assunção dos Anjos relatou a importância da experiência principalmente por observar a satisfação das pacientes no processo de experimentos realizados. “O experimento foi realizado com 13 pacientes, todas do sexo feminino, com faixa etária de 38 a 64 anos, que participam do Grupo de Apoio Terapêutico aos Fibromiálgicos de Pérola. Todas as pacientes do experimento foram diagnosticadas com fibromialgia e faziam uso de medicações em doses variadas, conforme prescrição médica. As pacientes foram identificadas com letras. Todas as pacientes passaram por um protocolo de tratamento com auriculoterapia, totalizando oito sessões com intervalo semanal. Através de supervisão médica, foi suspensa a medicação no período e após o término das oito semanas observou-se a redução média de 76,81% do uso de medicação analgésico-anti-inflamatória. Também constatamos uma diminuição geral do quadro de dor em todas as pacientes que participaram do experimento que de acordo com a escala analógica de dor, a melhora foi de 39,2%” destacou Fernanda.

Para o Prefeito Darlan Scalco, os resultados favoráveis encontrados na realização do experimento sugerem que a auriculoterapia é um recurso dentro das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde resolutiva pelos seus efeitos analgésicos, indicando ainda possibilidades de redução de custos com medicamentos. “Este projeto, além de proporcionar a redução dos gastos com medicamentos, possibilita oferecer um tratamento mais saudável aumentando a qualidade de vida das pessoas e tudo isso através da coletividade, do trabalho em equipe” finalizou o Prefeito.

A 15ª Mostra Brasil aqui tem SUS” no Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde em Belém/PA, aconteceu nos dias 25, 26 e 27 de julho e pela primeira vez contou com a participação do Município de Pérola no evento.

Mais lidas

Calor extremo tem data para acabar no Paraná; Umuarama deve ter mínima de 18ºC

A semana começou com previsão de chuva em várias regiões do país, bem como em...

Caminhoneiro de Umuarama morre em colisão na PR-323, entre Tapejara e Cruzeiro do Oeste

Um grave acidente registrado no início da tarde desta segunda-feira (25),na rodovia PR-323, nas proximidades...

Criança de 11 anos morre ao bater bicicleta em árvore

Uma tragédia foi registrada na manhã desta segunda-feira (19), em Mandaguaçu, cidade a 165 km...

Homem que teve pênis amputado pela ex-companheira reata com ela

O frentista Gilberto Nogueira de Oliveira, de 39 anos, teve o pênis amputado pela companheira, a...

Notícias Relacionadas