As atividades do Mês do Aleitamento Materno – Agosto Dourado – terão início nesta sexta-feira (3), com um café da manhã para gestantes e lactantes atendidas no Centro Regional Mãe Paranaense. Durante todo o mês serão realizadas atividades, palestras e ação para conscientizar a população sobre a importância da amamentação e da doação de leite materno.

O Agosto Dourado em Umuarama é realizado através de parcerias entre: Centro Mãe Paranaense, Maternidade Norospar, Consórcio Intermunicipal de Saúde – Cisa-Amerios, 12ª Regional de Saúde do Paraná e Rotarys Clubs Umuarama, Catedral e Amizade.

CAPACITAÇÃO

No mesmo dia acontece o Workshop “Amamentação, alicerce da vida”, no auditório do Centro Regional Mãe Paranaense, a partir das 13 horas, para enfermeiros, técnicos e outros profissionais das unidades de saúde de Umuarama. O evento, que tem o objetivo de capacitar os profissionais que estão diretamente em contato com mães e gestantes a estimular o aleitamento. No dia 10 de agosto o Workshop será repetido, desta vez para os profissionais de saúde das Unidades Básicas dos municípios consorciados ao Cisa-Amerios.

AGOSTO DOURADO

O mês de agosto foi instituído como o Mês do Aleitamento Materno, através da Lei Federal 3452/15, para a promoção de ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno, tais como realização de palestras e eventos; divulgação de informações nas diversas mídias; reuniões com a comunidade; ações de divulgação em espaços públicos; iluminação ou decoração de espaços com a cor dourada.

CERTIFICADO DOURADO

O município que cadastrar mais doadoras de leite materno na Maternidade Norospar durante o mês de agosto, será agraciado com o Certificado Dourado, conferido pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde – Cisa-Amerios. “É uma forma valorizar e estimular enfermeiros de Umuarama e Região e incentivar a doação de leite materno”, destacou a fonoaudióloga Alexandra Lopes Rino, criadora do prêmio.

 PROGRAMAÇÃO WORKSHOP 

8h – Café da manhã

13h30:  Aleitamento Materno e cuidados com a mama

Palestrante:  Enfª Obstª: Sonia Terezinha Gazin colaboradora da Norospar  e Centro Regional Mãe Paranaense, Graduada pela UNOESTE PAULISTA, pós-graduada pela UEM-maringá. Hospital Nossa Senhora das Graças em Curitiba.

14h00: Higiene Bucal no Recém Nascido

Palestrante: Drª Luciana Augusto Caetano Ribeiro, Odontóloga Pediatra, colaboradora do CEO-CISA. Formada em 1999 na UNIPAR, Pós-graduada em Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares pela ABO, EspecializaDA em Odontopediatria pela HODOS-Uninga.

14h30: Fonoaudiologia na Amamentação

Palestrante: Fgª Alexandra Lopes Rino. Colaboradora do Cisa-Amerios e do Centro Regional Mãe Paranaense. Graduada pela Universidade Sagrado Coração de Baurú -SP em 1997, Pós-graduada em Psicopedagogia pela UNIPAR em 1999, Pós-graduada em Neuropedagogia UNIVALE em 2013, Especialista em Avaliação Audiológica na Infância pela SERfono de São Jose do Rio Preto em 2018, Aperfeiçoamento Potenciais Evocados Auditivos, Santa Maria-RS, 7 a 9 março de 2018.

15h00: Afetividade Mãe e Filho

Palestrante: Psicª Cintia Daiane Schirmer. Doula-Unimaterna, Instrutora de Shantala, Educadora Perinatal, Facilitadora do Aleitamento Materno. Participou do Curso de Preparação ao Parto Humanizado-Instituto Ser e Saber e do Curso Psicologia do Puerpério no Istituto Aripe. Colaboradora da UNIPAR e Centro Regional Mãe Paranaense.

15h30: Incentivo Doação de Aleitamento Materno e Demonstração do Kit de Captação

Palestrante: Fgª Daiane Augusto Caetano Ribeiro. Colaboradora da Maternidade Norospar. Formada pela FGU Umuarama em 2014, Pós-graduada em Fonoaudiologia Clinica pela FACO em 2015. Atua no Hospital Norospar desde 2014 com incentivo à amamentação na UTI Neonatal e é responsável pela triagem auditiva dos recém-nascidos.

16h30: Encerramento

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo impróprio ou ilegal, denuncie.