Gratuito e obrigatório por lei desde 2010, o Teste da Orelhinha ou Triagem Auditiva Neonatal deve ser feito em todos os bebês ainda na maternidade. O teste é rápido e realizado durante o sono, com um aparelho colocado na orelhinha do recém-nascido. É rápido e não causa dor alguma ao bebê.

Segundo o otorrinolaringologista do Hospital Otorrinos Curitiba Neilor Fanckin Bueno Mendes, o exame é importante para detectar se o recém-nascido tem problemas de audição.

“Se o bebê for submetido ao teste e houver alguma alteração, ele é classificado como uma criança pertencente a um grupo de risco para perda auditiva ou mesmo surdez. Sendo assim, ele deve ser encaminhado o mais brevemente possível para atendimento com um otorrinolaringologista para dar continuidade na investigação”, lembra o especialista.

Importância do diagnóstico precoce

Quanto antes diagnosticada a perda auditiva, melhores são as chances e alternativas para um tratamento eficaz.

“A importância de um diagnóstico rápido é justamente para tomarmos as providências o mais breve possível e, assim, evitar ou minimizar os efeitos da perda de audição na criança. A audição, além de essencial para o desenvolvimento da fala, também auxilia no desenvolvimento cognitivo da criança”, completa Neilor.

Fatores de risco

Existem alguns critérios para classificar os recém-nascidos como tendo mais chances de nascerem ou perderem a audição precocemente. De acordo com o otorrino, nesses critérios são levados em conta a prematuridade, o baixo peso ao nascer, a permanência em UTI nos primeiros dias de vida, e possíveis doenças que a mãe possa ter adquirido durante a gestação.

“Se identificado algum destes fatores, a criança já deve ser encaminhada para um serviço de otorrinolaringologia para acompanhamento, independente de ter passado no teste da orelhinha”, orienta Neilor.

Tratamento adequado, vida normal!

Se identificada alguma alteração no teste e com tratamento adequado, a criança pode se desenvolver normalmente.

“Hoje em dia mesmo que a criança nasça com surdez, se o diagnóstico for precoce e todas as medidas forem tomadas adequadamente, a criança pode ter um desenvolvimento muito próximo ao normal, inclusive desenvolvendo a linguagem oral”, resume o otorrino.

Sobre o Teste da Orelhinha

O Teste da Orelhinha ou Triagem Auditiva Neonatal é rápido, indolor e não tem contraindicação. A Lei Federal nº 12.303/2010 tornou obrigatória e gratuita a realização do exame ainda na maternidade.

Sobre Neilor Fanckin Bueno Mendes

Neilor Fanckin Bueno Mendes é formado em Medicina, com residência em Otorrinolaringologia pelo Hospital Angelina Caron, fellowship em Otologia pelo Hospital da Cruz Vermelha e estágio em Otologia e Otoneurocirurgia pelo Centre Hospitalier Universitaire de Bordeaux – França. É também preceptor de otologia dos serviços de otorrinolaringologia dos hospitais Angelina Caron e Cruz Vermelha.

Sobre o Hospital Otorrinos Curitiba

O Hospital Otorrinos Curitiba é a mais nova referência no atendimento da área de otorrinolaringologia da capital paranaense. Inaugurado em setembro de 2015 no bairro Mercês, o hospital possui estrutura moderna, excelente localização, tecnologia de ponta e profissionais altamente renomados para oferecer o melhor atendimento aos pacientes.

Em outubro de 2017, foi inaugurado o moderno Centro Cirúrgico, localizado na ala anexa. Com capacidade para realizar três cirurgias ao mesmo tempo, o Centro Cirúrgico conta com quartos e enfermarias, e oferece total segurança e conforto aos pacientes que necessitarem de procedimentos na área de otorrinolaringologia e demais especialidades.

O Hospital Otorrinos Curitiba possui horário de atendimento diferenciado: de segunda a sábado, das 8h às 22h, domingo, das 8h às 19h, feriados, das 8h às 20h. Para maior comodidade dos pacientes, possui estacionamento no local.

O hospital atende aos seguintes convênios: Unimed, Amil, Agemed, Bradesco Saúde (somente consultas eletivas), Evangélico Saúde, Fundação Copel, Fundação Sanepar, ICS, Saúde Caixa, Voam e particular.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo impróprio ou ilegal, denuncie.