sexta-feira, 29 março 2024
UMUARAMA/PR

PM e Ministério Público prendem organização criminosa especializada em explosão de cofres bancários

PM e Ministério Público prendem organização criminosa especializada em explosão de cofres bancários

A operação foi deflagrada na região de Paranavaí.

Foi deflagrada nesta quarta-feira (07/11) uma operação conjunta entre o Ministério Público da Comarca de Paranacity e a Agência de Inteligência do 8º Batalhão de Polícia Militar (Paranavaí), com diversos cumprimentos de mandados em Loanda, Nova Esperança e Colorado.

A “Operação Jaguar” investigou, por dez meses, os suspeitos de uma organização criminosa que agia no noroeste do Estado, e concluiu que o grupo foi responsável por furtar, com uso de explosivos, duas agências bancárias no município de Paranacity em outubro de 2017, uma agência bancária no município de Amaporã, em dezembro de 2017 e uma agência dos Correios do município de Santa Mônica, também no mês de dezembro de 2017. Suspeita-se que o grupo tenha participado de ações semelhantes, ocorridas na região nos anos de 2016 e 2017.

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui

Salienta-se ainda que, objetivando o cometimento dos “crimes fins”, contra as instituições financeiras, cujo objetivo era subtrair valores, o grupo praticou diversos “crimes meios”, cuja finalidade era angariar recursos e fortalecer a organização criminosa. Dentre outros, os suspeitos são acusados de roubo, furto qualificado, receptação, posse irregular e porte ilegal de arma de fogo, tentativa de homicídio, disparo de arma de fogo, tráfico de drogas e posse de entorpecentes.

Segundo apurado pelas investigações, o grupo agia de forma organizada, com divisão de tarefas, com a finalidade de subtrair valores de agências bancárias. Durante as ações agiam com números de 4 a 6 pessoas. Subtraiam veículos na região poucos dias antes do crime principal, utilizando-os na empreitada criminosa. As ações eram praticadas com uso de explosivos, além de armamento de grosso calibre, tais como: fuzis, pistolas, revolveres e espingardas.

A organização criminosa é composta de onze integrantes, porém, durante as investigações, cinco suspeitos já foram presos, juntamente com armamento, documentos falsos e drogas.
A data de hoje (07/11/2018) ficou marcada como o desfecho dos trabalhos conjuntos entre PM e MP. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em seis endereços, sendo cinco no município de Loanda e um no município de Nova Esperança, e um cumprimento de mandado de prisão em Colorado.
Foram cumpridos 5 mandados de prisão, e um menor apreendido por posse de drogas, bens foram sequestrados pela justiça, além dos objetos ( televisões, sistema de câmeras de segurança) foram apreendidos 3 carros (1 Astra e 2Celtas), duas motocicletas e uma motoneta (Biz), além de porções de droga em Nova Esperança e Loanda.

A Operação contou com apoio de PMs da 3 ª Cia Ind (Loanda) e 4° BPM, na cidade de Colorado .

op pm2

Mais lidas

Calor extremo tem data para acabar no Paraná; Umuarama deve ter mínima de 18ºC

A semana começou com previsão de chuva em várias regiões do país, bem como em...

Menos de 24h após morte de caminhoneiro, outro acidente é registrado no mesmo local na PR-323

Mais um acidente envolvendo um carro e um caminhão foi registrado nesta manhã (26), na...

Pedreiro invade casa, estupra e mata mãe e suas três filhas no MT

Uma chacina foi registrada na cidade de Sorriso (MT) neste final de semana. Cleci Calvi...

Notícias Relacionadas