sexta-feira, 29 março 2024
UMUARAMA/PR

Norospar faz mais uma captação bem-sucedida de fígado, rins e coração

Norospar faz mais uma captação bem-sucedida de fígado, rins e coração

Às 12h40 desta quinta-feira (29) a equipe formada por médicos e enfermeiros deu início a mais uma captação bem-sucedida de múltiplos órgãos no centro cirúrgico da Norospar, em Umuarama. Fígado, rins, coração e globo ocular foram encaminhados para pacientes do Estado, que mantém a liderança no número de transplantes de órgãos no País.

O doador foi um homem de Curitiba, que veio a Umuarama para visitar familiares e acabou sendo vitimado por um AVC (acidente vascular cerebral) hemorrágico.

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui

O protocolo de morte encefálica foi concluído e durante o processo a família concordou em fazer a doação. A equipe da Norospar elogiou a atitude da família, que mesmo num momento de perda e dor, se preocupou em salvar vidas.

A captação foi feita por uma equipe do hospital São Vicente, da Capital, e contou com o apoio da equipe médica e de enfermagem da Norospar, integrantes da CIHDOTT (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante.

A comissão está entre as mais atuantes do Paraná e tem contribuído para a manutenção do status paranaense de praticamente não ter fila de transplantes.

Na madrugada desta sexta-feira (30) será realizada uma outra captação em Umuarama, desta vez no Hospital Cemil. Ossos estão entre os órgãos doados por familiares do paciente, cuja identidade, por orientação da OPO (Organização de Procura de Órgãos) não pode ser revelada.

Mais lidas

Calor extremo tem data para acabar no Paraná; Umuarama deve ter mínima de 18ºC

A semana começou com previsão de chuva em várias regiões do país, bem como em...

Menos de 24h após morte de caminhoneiro, outro acidente é registrado no mesmo local na PR-323

Mais um acidente envolvendo um carro e um caminhão foi registrado nesta manhã (26), na...

Pedreiro invade casa, estupra e mata mãe e suas três filhas no MT

Uma chacina foi registrada na cidade de Sorriso (MT) neste final de semana. Cleci Calvi...

Notícias Relacionadas