sexta-feira, 19 abril 2024
UMUARAMA/PR

Traficantes brasileiros fogem de prisão no Paraguai e 18 policiais são presos

Traficantes brasileiros fogem de prisão no Paraguai e 18 policiais são presos

Fuga foi percebida após o horário de visita dos presos no domingo (16). Governo paraguaio fala de criminosos contaram com a cumplicidade de agentes.

Dois traficantes brasileiros fugiram da sede do Agrupamento Especializado da Polícia Nacional do Paraguai, em Assunção. O governo local afirmou que houve cumplicidade dos agentes e anunciou nesta segunda-feira (17) a prisão de 18 policiais por suspeita de facilitarem a fuga.

A administração constatou a fuga de Thiago Ximenes, conhecido como Matrix, e de Reinaldo Araújo, depois do horário de visita na tarde de domingo (16), durante a contagem dos presos.

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui

O presidente paraguaio, Mario Abdo, declarou que houve cumplicidade por parte dos agentes que atuam na segurança do Agrupamento Especializado, que é administrado pela Polícia Nacional e não faz parte do Departamento Prisional paraguaio. No quartel ficam presos empresários, políticos e criminosos perigosos.

Abdo disse que “enquanto houver cúmplices da máfia, não há protocolo de segurança que funcione”, referindo-se às violações de segurança dentro da prisão. Em novembro, o traficante carioca Marcelo Pinheiro da Veiga, o Marcelo Piloto, matou em uma cela uma jovem de 18 anos em uma tentativa de evitar que as autoridades o extraditassem. Ele foi entregue dias depois às autoridades brasileiras.

“Este é um assunto interno da instituição. Vamos fazer uma investigação, tratar de esclarecer e dar uma informação precisa. Podem ter sido dois motivos: cumplicidade ou negligência. É o que deve ser resolvido”, apontou o diretor de Assuntos interno da Polícia Nacional, Gaspar Mereles.

Os fugitivos

No Paraguai, Matrix responde por crimes como homicídio, tráfico de drogas e de armas e organização criminosa. Ele é apontado como um dos líderes do Primeiro Comando da Capital (PCC), facção criminosa de São Paulo que abastecia com armas e drogas.

Matrix também é fugitivo de presídios argentinos, paraguaios e brasileiros antes de 2013 e suspeito de participar de um assalto a um banco em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, em 2014. No mesmo ano, ele foi preso em Ciudad del Este.

Reinaldo Araújo é investigado por vários homicídios na região da fronteira e também é suspeito de integrar o PCC.

(G1)

Mais lidas

Calor extremo tem data para acabar no Paraná; Umuarama deve ter mínima de 18ºC

A semana começou com previsão de chuva em várias regiões do país, bem como em...

Pedreiro invade casa, estupra e mata mãe e suas três filhas no MT

Uma chacina foi registrada na cidade de Sorriso (MT) neste final de semana. Cleci Calvi...

Diagnosticado pela 2ª vez com tumor cerebral, trabalhador rural faz vakinha para arrecadar R$ 43 mil

Após dois anos de tranquilidade, o trabalhador rural Rogério da Silva, de 39 anos, foi...

Motorista morre esmagado pelo próprio caminhão que era guinchado na BR-376; entenda

O motorista de um caminhão que estava sendo guinchado morreu após ser esmagado pelo próprio...

Notícias Relacionadas