sexta-feira, 19 abril 2024
UMUARAMA/PR

Unipar abre inscrições para intercâmbio em Portugal

Unipar abre inscrições para intercâmbio em Portugal

Programa é direcionado para alunos a partir do segundo ano da graduação de Direito

Em seu processo de internacionalização, a Universidade Paranaense dá um grande salto: abre oportunidade a alunos e professores para participar de intercâmbio. Os contemplados são da área de Direito e o destino é Portugal. O convênio de cooperação acadêmica e científica foi firmado com o IPCA (Instituto Politécnico do Cávado e do Ave), da cidade de Barcelos.

O estudante interessado em concorrer à vaga tem que se inscrever no Primia (Programa Institucional de Mobilidade Internacional Acadêmica) da Unipar, que fará a seleção. Podem se inscrever pelo site unipar.br/primia, até o dia 25 deste mês, estudantes do segundo ano em diante. O processo seletivo prevê análise da documentação do candidato, entrevista e outros critérios definidos pelo regulamento. Os alunos selecionados ainda ficarão condicionados ao exame de seleção da instituição anfitriã, não havendo o direito garantido de realizar o intercâmbio.

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui

O intercâmbio está previsto para iniciar no mês de setembro e terá duração de seis meses, com possibilidade de prorrogação por mais um semestre. Cursando o quarto ano do curso de Direito, o aluno Lucas Pagani vai se inscrever e disse que está empolgado com a possibilidade de estudar em outro país.“Portugal é a porta para estudos aprofundados em Direito Constitucional Comparado, bem como o estudo dos sistemas jurídicos europeus, de uma maneira geral. Embora seja, em tese, a mesma língua, o intercâmbio cultural é de extrema importância para entendermos aquilo que é particular da cultura que somos inseridos e na cultura que vamos nos inserir”, afirma.

O futuro bacharel em Direito conta ainda que o intercâmbio também dá a possibilidade de conviver com o diferente. “É uma bela experiência para o amadurecimento intelectual, uma oportunidade de trazer novos entendimentos sobre o direito e suas áreas interdisciplinares e de conhecer o que é aplicado lá fora para entender como melhorar o sistema jurídico brasileiro, que é defasado”.

Mais lidas

Calor extremo tem data para acabar no Paraná; Umuarama deve ter mínima de 18ºC

A semana começou com previsão de chuva em várias regiões do país, bem como em...

Pedreiro invade casa, estupra e mata mãe e suas três filhas no MT

Uma chacina foi registrada na cidade de Sorriso (MT) neste final de semana. Cleci Calvi...

Diagnosticado pela 2ª vez com tumor cerebral, trabalhador rural faz vakinha para arrecadar R$ 43 mil

Após dois anos de tranquilidade, o trabalhador rural Rogério da Silva, de 39 anos, foi...

Notícias Relacionadas