sábado, 20 abril 2024
UMUARAMA/PR

Comum na gravidez, rinite gestacional desaparece logo após o parto

Comum na gravidez, rinite gestacional desaparece logo após o parto

Segundo os especialistas, até um terço das gestantes relatam piora dos sintomas durante a gravidez.

Para as mamães de primeira, segunda ou terceira viagem, uma palavra que sempre estará no vocabulário maternal será a prevenção. Isso porque as gestantes devem redobrar os cuidados com a saúde, já que não podem fazer uso da maioria dos remédios. Mas no caso da rinite gestacional, é uma situação difícil de evitar. Segundo os especialistas, até um terço das gestantes relatam piora dos sintomas durante a gravidez.

De acordo com o otorrinolaringologista do Hospital Otorrinos Curitiba, Diego Malucelli, a causa mais comum é a hormonal, e o incômodo acontece principalmente nos meses finais da gestação, desaparecendo em poucos dias após o parto.

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui

“A causa mais comum da rinite gestacional é hormonal. Ela acontece principalmente pelo aumento dos níveis de estrogênio e também a progesterona, que podem aumentar a vasodilatação local do nariz pelo aumento do sangue circulante e que ocorre fisiologicamente na gravidez”, explicou o otorrino.

Rinite gestacional X resfriado

Na rinite gestacional o principal sintoma é a obstrução nasal. Já nos resfriados, além da obstrução, existem outros sintomas como coriza, espirros, dor de garganta, febre e tosse. “Vale lembrar, ainda, que o tempo de duração do resfriado é mais curto”, lembra Diego.

Se a mulher, antes de engravidar, já tiver rinite, é muito provável que durante a gestação os sintomas sejam mais intensos.

Como tratar a rinite gestacional?

De acordo com o otorrino, é possível, sim, tratar a rinite gestacional, mas sempre com acompanhamento médico, e jamais fazer a medicação por conta própria.

“Sabemos que as gestantes não podem fazer uso da maioria dos medicamentos, principalmente nos três primeiros meses de gestação, justamente pelo risco de malformação do bebê. Mas alguns sprays nasais estão liberados ao uso, como as soluções contendo cloreto de sódio nas concentrações de 0,9% a 3%. No entanto, é importante que o médico otorrinolaringologista e o obstetra conversem com a futura mamãe e verifiquem a real necessidade da medicação”, ressaltou o especialista.

Lembrando que não é permitido o uso de descongestionantes nasais em nenhum período da gestação.

É possível evitar a rinite gestacional?

Infelizmente não, mas segundo o doutor Diego, o uso regular de soro fisiológico nasal ajuda muito durante a gestação, assim como a prática de exercícios físicos regulares.

Sobre Diego Malucelli

Diego Malucelli é médico otorrinolaringologista, especialista pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (SBORL) e Mestre em Distúrbios da Comunicação pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Possui MBA em Gestão de Negócios em Saúde pela Universidade Gama Filho e é especialista no tratamento de halitose. É professor da UTP, preceptor de Faringoestomatologia do serviço de especialização em Otorrinolaringologia do Hospital da Cruz Vermelha, além de Chefe do Serviço de Otorrinolaringologia no mesmo hospital.

Sobre o Hospital Otorrinos Curitiba

O Hospital Otorrinos Curitiba é referência no atendimento da área de otorrinolaringologia da capital paranaense. Inaugurado em setembro de 2015 no bairro Mercês, o hospital possui estrutura moderna, excelente localização, tecnologia de ponta e profissionais altamente renomados para oferecer o melhor atendimento aos pacientes. Também possui especialistas nas áreas de aparelho digestivo, alergia, buco-maxilo, cirurgia de cabeça e pescoço, dermatologia, endocrinologia, odontologia, fisioterapia e neurocirurgia.

Em outubro de 2017, foi inaugurado o moderno Centro Cirúrgico, localizado na ala anexa. Com capacidade para realizar três cirurgias ao mesmo tempo, o Centro Cirúrgico conta com quartos e enfermarias, e oferece total segurança e conforto aos pacientes que necessitarem de procedimentos na área de otorrinolaringologia e demais especialidades.

O Hospital Otorrinos Curitiba possui horário de atendimento diferenciado: de segunda a domingo, das 8h às 21h45, e feriados, das 8h às 20h. Para maior comodidade dos pacientes, possui estacionamento no local (estacionamento não conveniado).

O hospital atende aos seguintes convênios: Amil, Agemed, Bradesco Saúde (somente consultas eletivas), Evangélico Saúde, Fundação Copel, Fundação Sanepar, Fusex, ICS, Judicemed, Particular, Pladisa, Saúde Caixa, Unimed, Universal Saúde, Vale Saúde, Volvo do Brasil. Também atende particular.

Serviço:

Hospital Otorrinos Curitiba

Rua Doutor Roberto Barrozo, 1381, 1º andar – Mercês

Telefone: (41) 3335-0302

Site: www.otorrinoscuritiba.com.br

Facebook: www.facebook.com/OtorrinosCuritibaPR/

 

Mais lidas

Notícias Relacionadas