quinta-feira, 18 abril 2024
UMUARAMA/PR

Campanha de orientação sobre ISTs realizou 220 testes rápidos

Campanha de orientação sobre ISTs realizou 220 testes rápidos

Para os próximos dias, o ambulatório programou palestra para manicures, pedicures, barbeiros e tatuadores sobre o contágio de hepatites virais B e C.

O Ambulatório de Infectologia da Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta semana um dia de testagem rápida e aconselhamento para identificação de hepatites B e C, sífilis e HIV, numa campanha de prevenção em alusão ao Dia dos Namorados (12 de junho). Das 8h às 16h de terça-feira, 11, os testes foram ofertados gratuitamente ao público em geral e o saldo foi positivo: 55 pacientes procuraram a unidade espontaneamente e a equipe realizou 220 testes rápidos.

Além das orientações, foram distribuídos impressos com informações sobre infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e preservativos. Neste mês, o ambulatório também realizou testagem rápida e aconselhamento na Unidade de Saúde Centro de Saúde Escola e no Campus III da Universidade Paranaense (Unipar). “Nestas ações realizamos 632 testes e atendemos 158 alunos. Somando os dois momentos, foram mais de 850 testes rápidos”, informou a coordenadora, Maria de Lourdes Gianini.

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui

Nesta sexta-feira, 14, o ambulatório também promoveu uma capacitação sobre hepatites e tuberculose para os profissionais médicos e enfermeiros da Atenção Básica em Saúde. As equipes de todas as unidades foram reunidas no anfiteatro da 12ª Regional de Saúde, das 13h às 17h. Os temas foram tratados pelos médicos Ricardo Delfini Perci (hepatite) e Celso José Gomes (tuberculose).

O Ambulatório de Infectologia atende na Avenida Rio Branco, 4488, com acesso pela Rua Perobal (fundos do Pronto Atendimento). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (44) 3906-1033.

MANICURES E TATUADORES

Para os próximos dias, o ambulatório programou palestra para manicures, pedicures, barbeiros e tatuadores sobre o contágio de hepatites virais B e C. As orientações serão repassadas pelo médico infectologista Ricardo Delfini Perci no dia 25, a partir das 13h30, no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Jardim Panorama (Avenida Liberdade, 2.980).

As hepatites virais são doenças infecciosas causadas por vírus que atacam o fígado. Existem vários tipos, sendo A, B e C as mais comuns no Brasil. Essas doenças constituem um problema de saúde pública em todo o mundo. Em geral, são assintomáticas (doença silenciosa) e quando os sintomas aparecem pode-se observar febre baixa, fadiga, mal estar, náuseas, dor abdominal, falta de apetite e icterícia (coloração amarelada), urina escura e fezes esbranquiçadas.

A transmissão pode ocorrer por falta de higiene pessoal, sexo sem preservativo, tatuagem, colocação de piercing em estabelecimentos que não utilizam material descartável e/ou esterilizado, compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos que furam ou cortam, já que os vírus são transmitidos pelo sangue. A hepatite também pode passar da mãe para o filho durante a gravidez, o parto e a amamentação.

Mais lidas

Calor extremo tem data para acabar no Paraná; Umuarama deve ter mínima de 18ºC

A semana começou com previsão de chuva em várias regiões do país, bem como em...

Mulher grava vídeo para amante e sem querer envia para o grupo da família do marido; assista

A maneira de se comunicar sofreu profundas alterações desde o início do século XXI, ganhando...

Imagens fortes: Gato de estimação é decapitado vivo em bairro de Umuarama

Um gatinho de aproximadamente 5 meses foi decapitado vivo na noite e quarta-feira (14), em...

Notícias Relacionadas