sexta-feira, 19 abril 2024
UMUARAMA/PR

Programação do 64º aniversário de Umuarama movimenta fim de semana

Programação do 64º aniversário de Umuarama movimenta fim de semana

A minissérie “Eu Amo Umuarama” terá mais um episódio neste domingo, 16, com a apresentação da história de Orlando Carvalho

“Prefeitura em Movimento” nos distritos, Feria do Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (Feitu) com várias atrações, musical de coral e roda de conversa estão na programação dos 64 anos de Umuarama para este fim de semana. Na sexta-feira, a comunidade do distrito de Serra dos Dourados recebeu as atrações da ‘Prefeitura em Movimento’ e neste sábado, 14, é a vez dos moradores de Santa Eliza se divertirem com as atividades culturais e de lazer.

Um espaço será montado para a comunidade se divertir com brinquedos e brincadeiras para as crianças do distrito (das 13h às 15h30). Até as 17h, a equipe do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) terá uma tenda com serviços de beleza. O teatro da dengue será apresentado às 15h30 e em seguida o teatro “O fantástico carrinho do homem que conta história”, de Danilo Furlan. A Zumba na Praça começa às 17h, com apresentações culturais na sequência.

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui

Os moradores de Santa Eliza ainda terão Cinema na Praça (19h) e o encerramento da “Prefeitura em Movimento” terá show da dupla sertaneja Adrian e Adriel, previsto para as 20h45. Desde o início de junho, o projeto já foi realizado nos distritos de Roberto Silveira, Lovat, vila Nova União e nesta sexta, Serra dos Dourados.

FEITU

Neste sábado, a 1ª Feitu terá às 8h a palestra “Tendências”, com Nickolas Zeni Kretzman, no Anfiteatro Central do Campus 3 da Unipar. Das 9h às 16h os visitantes poderão passear pelos estandes e também acontece a oficina “Level One”, com Adriano Spanhol, Bruno Aldana e Rodrigo Martins, no bloco 2, nível B (piso Administração), salas 4, 6 e 8.

A oficina “Design Thinking”, no bloco 2, nível B (piso Administração), sala 1, será realizada às 9h e na parte da tarde, 14h, acontece a oficina “Oportunidades, Exportação e Importação”, com Ligia Regina Pereira, no bloco 2, nível B (piso Administração), sala 1. Os visitantes também poderão se divertir com a animação do Robozão, a partir das 14h.

MUSICAL

As 20h deste domingo, 16, a Prefeitura apresenta no Teatro do Centro Cultural Vera Schubert o Musical Amizade em Preto e Branco, uma ficção inspirada em clássicos da Música Popular Brasileira (MPB) e canções do repertório caipira e sertanejo que marcaram época na cultura sonora brasileira, nos últimos 65 anos.

Com a regência de Marco Aurélio da Silva Tavares, pesquisa e roteiro de Anderson Arilson de Freitas, direção de Carla Donadoni e iluminação e sonorização de Amador Alves, a apresentação reunirá o Cia Schubert Coro Cênico, Coral Municipal de Umuarama, Coral Uopeccan e participações especiais (grupos de teatro, fanfarra e dança). O musical tem o apoio da Prefeitura, Fundação Cultural de Umuarama e parceiros.

“Amizade em Preto e Branco” conta a história de dois amigos que lutam para “fazer a vida” no sertão paranaense da década de 1950. Sonhos, incertezas, esperanças e paixões contadas e cantadas em uma trama que busca no passado preto e branco a inspiração narrativa do nascimento de uma cidade que traz a amizade como marca da sua identidade. Com o apoio de fotografias vídeos, figurinos, cenografia de época e cenário urbano e rural, a proposta é uma apaixonante viagem no tempo, despertando saudosismo no público que viveu o contexto e motivando conhecimento para as novas gerações de um lugar alto, ensolarado, onde os amigos se encontram. O grupo de forró do IFPR e grupo teatral Carla Donadoni farão parte do espetáculo.

RODA DE CONVERSA

A minissérie “Eu Amo Umuarama” terá mais um episódio neste domingo, 16, com a apresentação da história de Orlando Carvalho, empresário por profissão e apaixonado por aviação, que sonhava ser piloto e realizou seu sonho. Hoje ele dá nome ao Aeroporto Municipal de Umuarama. Após a exibição do vídeo, haverá a Roda de Conversa sobre a história de Orlando de Carvalho, que é aberta ao público e reunirá lideranças, pioneiros, personagens da vida política e cultural de Umuarama, além do prefeito Celso Pozzobom.

O projeto estimula o conhecimento e a valorização histórica a partir de relatos que resgatam a memória de Umuarama e ajudam a perpetuá-la.

Mais lidas

Motorista morre esmagado pelo próprio caminhão que era guinchado na BR-376; entenda

O motorista de um caminhão que estava sendo guinchado morreu após ser esmagado pelo próprio...

Menina de 3 anos é espancada e morta por não querer tomar banho

A menina Lara Emanuelly Braga, de 3 anos, que morreu com sinais de espancamento no...

Calor extremo tem data para acabar no Paraná; Umuarama deve ter mínima de 18ºC

A semana começou com previsão de chuva em várias regiões do país, bem como em...

Vídeo mostra local do trágico acidente que matou goioerense na PR-180 – ASSISTA

Imagens feitas por populares mostram instantes logo depois do trágico acidente que matou Edilsom Procópio...

Notícias Relacionadas