quinta-feira, 28 março 2024
UMUARAMA/PR

Ações conscientizaram a população sobre violência contra a pessoa idosa

Ações conscientizaram a população sobre violência contra a pessoa idosa

O dia 15 de junho é a data em que o Ministério dos Direitos Humanos celebra a conscientização da violência contra a pessoa idosa. Declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a Rede Internacional de Prevenção da Violência à Pessoa Idosa, desde 2006 o dia é reafirmado com campanhas por todo o mundo, visando criar uma consciência mundial, social e política sobre esse tipo de violência e medidas que precisam ser tomadas para combatê-la.

Neste sentido, a equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS/ CRAM – de Umuarama realizou diversas ações preventivas ao longo de junho. Entre elas se destacam a roda de conversa com 88 agentes comunitários de saúde (ACS), nos dias 7 e 14, abordando a complexidade da violência contra o idoso.

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui

idoso 04

O foco da discussão foi a proteção social contemplada no art. 3º da Constituição Federal, fatores que contribuem para a negligência familiar, indicadores para identificar possível violência contra o idoso; situações e fatores de risco; indicadores do possível agressor e os custos econômicos e humanos da violência à pessoa idosa.

“O momento foi muito produtivo, pois, os agentes são grandes parceiros de trabalho com essa demanda. Todos entenderam o fluxo de atendimento, a complexidade dessa demanda e que, para que a proteção social seja efetiva, cada ator envolvido deve executar bem o seu papel”, comentou Vanessa Luciane Nobre Pereira, coordenadora do CREAS/CRAM.

idoso 03

ESTUDANTES

A roda de conversa também foi levada aos alunos do curso de Técnico de Enfermagem do Centro de Educação Profissional Adamantina (13/06), em conjunto com o Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa (CMDI). Os 60  alunos levantaram questionamentos sobre a violência e a atuação do conselho. Boa parte deles não conhecia o serviço de proteção à pessoa idosa em situação de violência ofertado pelo CREAS/CRAM.

“Refletimos sobre a infantilização com que muitos profissionais tratam o idoso, desrespeitando sua história de vida, acúmulo de experiências vivenciadas e sabedoria, comparando-o a crianças em processo de desenvolvimento”, apontou Vanessa.

Abordou-se ainda que a violência é questão de saúde pública. “Os estudantes devem saber, com clareza, que os profissionais têm enorme responsabilidade na prevenção, diagnóstico e notificação de situações de violência aos idosos”, emendou.

O tema foi abordado ainda em uma mesa redonda no Colégio Estadual Professora Hilda Kamal, com 200 estudantes dos cursos de Técnico em Enfermagem e Cuidador de Idosos (18/06) com a então presidente do CMDI, Sebastiana Ruíz, a coordenadora do CREAS/CRAM, Vanessa Luciane Nobre Pereira, e a equipe de referência de atendimento à pessoa idosa, Aline Moreno de Camargo (psicóloga) e Sônia Ortiz (assistente social), com os mesmos temas.

idoso 01

MAIS AÇÕES

A equipe de referência de atendimento ao idoso realizou ainda um ciclo de palestras informativas com participantes do Vida Ativa Melhor Idade nos territórios em que são realizadas as atividades do projeto. Até o final da última semana foram realizadas atividades em 11 localidades e as ações continuam em julho, até atingir a todos os territórios.

“Tivemos ainda palestras informativas no Grupo Socioeducativo – CRAS I, na Casa da Sopa Dr. Leopoldino e na Associação de Assistência aos Surdos – ASSUMU. Todas esss ações atingiram, até esta data, 774 participantes. Ainda falta visitar os distritos de Umuarama e dois territórios do município. A intenção do CREAS/CRAM é realizar ações contínuas, objetivando atingir outros públicos do município”, completou Vanessa Pereira.

Mais lidas

Calor extremo tem data para acabar no Paraná; Umuarama deve ter mínima de 18ºC

A semana começou com previsão de chuva em várias regiões do país, bem como em...

Dono de pousada quebra Ford Ranger, Fiat Toro e Ford Ecosport à marteladas em Porto Camargo

O proprietário de uma pousada no distrito de Porto Camargo, em Icaraíma, foi detido pela...

Caminhoneiro de Umuarama morre em colisão na PR-323, entre Tapejara e Cruzeiro do Oeste

Um grave acidente registrado no início da tarde desta segunda-feira (25),na rodovia PR-323, nas proximidades...

Notícias Relacionadas