quinta-feira, 18 abril 2024
UMUARAMA/PR

Atividades reforçaram combate ao trabalho infantil entre maio e julho em Umuarama

Atividades reforçaram combate ao trabalho infantil entre maio e julho em Umuarama

O trabalho infantil no ambiente doméstico polarizou as discussões em vários momentos.

Doze de junho é o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. Um tema desta importância não poderia ficar restrito a apenas um dia, por isso a equipe do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) da Secretaria Municipal de Assistência Social realizou diversos eventos para crianças, adolescentes e responsáveis ao longo dos meses de maio, junho e julho.

As ações foram iniciadas em 22 de maio, com um evento voltado aos pais e responsáveis, onde foi apresentada a problemática do trabalho infantil em Umuarama, como o trabalho informal e o envolvimento dos menores em atividades ilícitas, como o tráfico e a prostituição infantil. Os cerca de 100 participantes também conheceram alternativas ao trabalho infantil – a principal delas o Programa Adolescente Aprendiz.

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui

infantil 01

“Nesse projeto, a partir dos 14 anos o adolescente é integrado a uma entidade de aprendizagem para um curso preparatório, voltado ao mercado de trabalho, e aplica os conhecimentos adquiridos em uma empresa parceira, com direito a assinatura da carteira de trabalho, salário-mínimo por hora, férias, 13º salário e FGTS”, lembra o coordenador do Peti, Uilian Henrique da Silva Drohson.

Para reforçar a atuação, lembra Uilian, o programa de aprendizagem tem o apoio e a participação de entidades como a Associação Regional de Assistência ao Menor (Aram/ Guarda Mirim), a Associação de Ensino Social Profissionalizante (Espro) e o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), que expuseram seus serviços e as vantagens da aprendizagem para o adolescente durante as palestras.

infantil 04

Durante todo o mês de junho foram ministradas diversas palestras para crianças, adolescentes e pais/responsáveis, em entidades de atendimento ao público dessa faixa etária, dentre as quais a Associação dos Clubes de Mães (nos dias 3 e 5); Projeto Amor e Ação do Parque Dom Pedro (dia 11); ginásio de esportes da UEM, para escolinhas da Associação de Futsal de Umuarama (AFSU) no dia 12 – Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil.

Também houve encontros e palestras na Associação Promocional Casa Paz, no Jardim Panorama (dia 13); Associação de Recuperação de Alcoólatras – ARA (14); Projeto Amor e Ação do Parque Industrial (15); Associação Vida e Solidariedade do Parque Industrial (17, 18 e 19); Projeto Umuação – Zumba no Parque Danielle (17); e no Centro de Apoio e Integração Social Bem Viver, no Conjunto Arco-íris (24).

infantil 03

As atividades alusivas ao mês de combate ao trabalho infantil foram finalizadas em 4 de julho com palestra aos alunos da Associação de Assistência aos Surdos de Umuarama (Assumu), com a participação de intérprete de Libras da entidade. Embora tenham maior evidência em junho, as ações do Peti no combate ao trabalho infantil são realizadas de forma contínua durante todo a ano, com o apoio da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura.

infantil 02

TRABALHO DOMÉSTICO

O trabalho infantil no ambiente doméstico polarizou as discussões em vários momentos. “Esclarecemos a diferença entre cumprir uma tarefa em casa e o trabalho doméstico infantil, que é quando os pais transferem seus deveres às crianças, levando-as a tarefas e serviços incompatíveis com o seu desenvolvimento físico e mental”, alertou Uilian Drohson.

O trabalho infantil impede a criança de estudar, brincar e conviver com pessoas da sua faixa etária. Já as tarefas domésticas são atividades mais simples, como guardar os brinquedos e arrumar o próprio quarto, que contribuem para o desenvolvimento da criança.

Mais lidas

Dono de pousada quebra Ford Ranger, Fiat Toro e Ford Ecosport à marteladas em Porto Camargo

O proprietário de uma pousada no distrito de Porto Camargo, em Icaraíma, foi detido pela...

Caminhoneiro de Umuarama morre em colisão na PR-323, entre Tapejara e Cruzeiro do Oeste

Um grave acidente registrado no início da tarde desta segunda-feira (25),na rodovia PR-323, nas proximidades...

Homem que teve pênis amputado pela ex-companheira reata com ela

O frentista Gilberto Nogueira de Oliveira, de 39 anos, teve o pênis amputado pela companheira, a...

Notícias Relacionadas