sexta-feira, 29 março 2024
UMUARAMA/PR

Mulher é vítima de golpe pelo WhatsApp em Francisco Alves

Mulher é vítima de golpe pelo WhatsApp em Francisco Alves

A vítima achou que estava fazendo um depósito para seu irmão.

Uma moradora de Francisco Alves procurou a Polícia Militar na tarde deste segunda-feira (22), após perceber que foi vítima de golpe do WhatsApp clonado.

De acordo com a vítima, ela seu irmão começou a trocar mensagens com ela pelo aplicativo, e após certo tempo de papo, pediu que ela emprestasse uma quantia em dinheiro. A vítima foi até a lotérica da cidade, e ao realizar o depósito na conta que lhe havia sido passada, desconfiou pois não era o nome do seu irmão.

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui

A vítima ainda tentou ligar para o irmão para saber o que estava acontecendo, mas não conseguiu e mesmo assim decidiu fazer o depósito no valor de R$ 730 na conta de outra pessoa.

Posteriormente ela conseguiu falar com o irmão e seu deu conta que havia caído em um golpe.

A Polícia Militar de Francisco Alves confeccionou o Boletim de Ocorrências e encaminhou o caso para a Delegacia de Polícia Civil de Iporã que deu início as investigações. 

Como evitar o golpe:

Os cibercriminosos têm como principal alvo pessoas que publicam anúncios em sites de vendas e disponibilizaram um número de celular. Com a informação, os autores do golpe enviam uma mensagem se passando pela empresa que hospeda o anúncio. A ideia é alertar a pessoa sobre uma suposta necessidade de manter o anúncio ativo com o envio de um código.

As mensagens apresentam algo como “Verificamos um anúncio recém postado, e gostaríamos de atualizar para que continue disponível para visualização” ou “Devido ao grande número de reclamações referente ao seu número de contato, estamos verificando”.

Em seguida, há o pedido para a pessoa informar um código recebido via SMS. A informação, que seria da plataforma de anúncios, é, na verdade, um código de ativação do WhatsApp. Ele é enviado para a vítima porque os cibercriminosos usaram seu número para configurar uma conta em outro celular.

Caso ela não perceba que se trata de mensagem do WhatsApp e envie o código, seu acesso é cancelado e a conta é transferida para o outro aparelho. Assim, mesmo com número diferente, os cibercriminosos terão acesso ao histórico de mensagens da vítima.

O golpe não para por aí: em seguida, eles se passam pela pessoa e enviam mensagens para os contatos mais recentes, em geral amigos e familiares, para pedir empréstimos para uma suposta emergência.

Se a pessoa próxima à vítima estiver disposta a ajudar, os cibercriminosos perguntam qual o banco mais fácil para ela e enviam os dados da conta bancária de um “laranja”. A ação pode ser repetida até que a pessoa consiga recuperar sua conta, quando o estrago já pode ter sido grande.

O WhatsApp parece já saber da prática e adotou algumas medidas para evitar a clonagem de contas. Uma delas é simples: a mensagem de ativação de contas passou a exibir o aviso “Não compartilhe este código”.

Para aumentar a proteção, a saída é habilitar a autenticação por dois fatores do WhatsApp. “É uma senha que o usuário cria e é solicitada de vez em quando pelo app”, explica.

“Mesmo que a vítima informe o código de ativação, o criminoso terá de pedir a senha da dupla autenticação – isto já sai do contexto do anúncio e a pessoa pode perceber a fraude antes de ser tarde demais”, afirma.

Para habilitar a autenticação, abra o WhatsApp no celular e siga o caminho Configurações > Conta > Confirmação em duas etapas. Aproveite e ative a verificação de duas etapas em outros serviços que você usa.

https://tecnoblog.net/291973/golpe-whatsapp-usa-anuncios-clonar-contas/

Colaboração: Portal do Viola

Mais lidas

Calor extremo tem data para acabar no Paraná; Umuarama deve ter mínima de 18ºC

A semana começou com previsão de chuva em várias regiões do país, bem como em...

Menos de 24h após morte de caminhoneiro, outro acidente é registrado no mesmo local na PR-323

Mais um acidente envolvendo um carro e um caminhão foi registrado nesta manhã (26), na...

Pedreiro invade casa, estupra e mata mãe e suas três filhas no MT

Uma chacina foi registrada na cidade de Sorriso (MT) neste final de semana. Cleci Calvi...

Notícias Relacionadas