quinta-feira, 18 abril 2024
UMUARAMA/PR

Desfile de 7 de Setembro será um dos maiores já realizados em Umuarama

Desfile de 7 de Setembro será um dos maiores já realizados em Umuarama

Uma das novidades será a volta da Fanfarra Municipal, montada em parceria com a Guarda Mirim de Umuarama

Representantes de diversas entidades, instituições de ensino e organizações da sociedade civil estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira, 26, no teatro do Centro Cultural Vera Schubert, discutindo detalhes sobre a organização do desfile cívico, militar e religioso que será realizado pelo município em 7 de Setembro, Dia da Independência do Brasil. Uma das novidades será a volta da Fanfarra Municipal, montada em parceria com a Guarda Mirim de Umuarama. A expectativa é de pelo menos 70 alas, representando instituições dos mais variados segmentos.

reuniao desfile 7 setembro 2
Secretária Municipal de Comunicação Social, Letícia D’avila. (Foto: Tiago Boeing/ PMU)

Neste ano, a organização também quer envolver a população. “O convite é para que o público prestigie o desfile vestido com as cores da bandeira do Brasil, principalmente verde e amarelo, resgatando um pouco do amor que temos pela nossa Pátria”, disse a secretária de Comunicação Social do município, Letícia Macedo D’Avila Correa. Os presentes conheceram o conceito gráfico do desfile, o convite que será feito à população e o material de divulgação.

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui
reuniao desfile 7 setembro 5
A secretária municipal de Educação, Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso. (Foto: Tiago Boeing/ PMU)

A secretária municipal de Educação, Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso, falou sobre a importância de estimular o civismo nas escolas municipais, envolvendo as famílias dos alunos, e convidou o Núcleo Regional a estimular a participação das escolas estaduais. “Esse protocolo cívico, a bandeira, o hino, são símbolos que devem fazer parte do dia a dia das nossas crianças e jovens. O Tiro de Guerra vai nos apoiar ensaiando a marcha e as reverências com as crianças, nas escolas. Quanto maior a presença, mais bonito será o desfile”, reforçou.

Na Secretaria de Educação, a organização do desfile será coordenado por Maria Aparecida Lima Meira Nakasugui, que receberá as inscrições das entidades interessadas em participar pelo e-mailmariameira@umuarama.pr.gov.br até o dia 3 de setembro, quando acontece a última reunião preparatória a partir das 14h, em local a ser informado posteriormente.

“Não há nenhuma restrição quanto à participação. Todos os interessados podem se inscrever e descer a Avenida Paraná com as nossas escolas. Teremos o hasteamento dos pavilhões às 8h, na alvorada cívica na Praça Santos Dumont, e a concentração para o desfile será entre as praças Miguel Rossafa e Arthur Thomas, como no ano passado. O desfile deve começar por volta das 9h15 e desta vez não teremos parada das alas na frente do palaque, no baixadão da Paraná”, orientou Cidinha, como é mais conhecida.

O prefeito Celso Pozzobom não esteve presente, devido a um compromisso assumido anteriormente, mas deixou uma mensagem para os organizadores e representantes de instituições. “Estamos empenhados para fazer um dos melhores desfiles de 7 de Setembro que Umuarama já teve. É uma boa oportunidade de mostrar o nosso lado cívico, enaltecer a independência do nosso país e aproximar as instituições da sociedade. O público comparece em peso aos desfiles e queremos realizar uma festa muito bonita neste dia tão importante. Contamos com a presença, a participação e o empenho de todos”, completou.

Mais lidas

Calor extremo tem data para acabar no Paraná; Umuarama deve ter mínima de 18ºC

A semana começou com previsão de chuva em várias regiões do país, bem como em...

Pedreiro invade casa, estupra e mata mãe e suas três filhas no MT

Uma chacina foi registrada na cidade de Sorriso (MT) neste final de semana. Cleci Calvi...

Mulher grava vídeo para amante e sem querer envia para o grupo da família do marido; assista

A maneira de se comunicar sofreu profundas alterações desde o início do século XXI, ganhando...

Notícias Relacionadas