No mês dedicado à saúde do homem, a Secretaria Municipal de Saúde está reunindo uma série de parceiros para realizar, no próximo dia 24, o “Dia D” da Campanha Agosto Azul. Das 8h às 12h, o Centro de Especialidades Médicas (CEM) será a base para diversos exames, procedimentos médicos, orientações e serviços para o público masculino.

“A ideia é, além de oferecer diversos atendimentos, conscientizar os homens sobre a importância da saúde preventiva, de antecipar os problemas e evitar complicações, que se tornam frequentes com o avanço da idade”, explicou a coordenadora de ESF nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Secretaria de Saúde, Simony Rodrigues Bernadelli.

Como o mês concentra várias campanhas (incentivo à amamentação, combate à violência contra a mulher e o ‘não passe sufoco’, entre outras), que envolvem as equipes das unidades de saúde, a coordenação do Agosto Azul decidiu centralizar as ações no “Dia D” e realizar os atendimentos nas UBS durante o Novembro Azul – mês nacional da saúde do homem.

A primeira reunião de preparação do “Dia D” contou com representantes dos hospitais Cemil, Norospar, Nossa Senhora Aparecida e Uopeccan, 12ª Regional de Saúde, Sesc, Senac, Samu, Rotary Club, Laboratório São Francisco de Análises Clínicas e Universidade Paranaense (cursos de Medicina, Nutrição, Enfermagem, Odontologia, Psicologia, e Estética e Cosmetologia), além de uma ampla equipe da Secretaria Municipal de Saúde.

“As ações serão definidas e apresentadas nos próximos dias. Mas é praticamente certo que teremos, como em eventos anteriores, avaliações bucais, coletas de sangue para PSA, análises de pele, avaliações de risco cardíaco, orientações nutricionais, testes de glicemia e aferição de pressão arterial, atualização da carteira vacinal, massagem, corte de barba e cabelo, orientações sobre tabaco, álcool, drogas e doenças sexualmente transmissíveis”, lembrou o diretor de Atenção Primária em Saúde e Serviços Odontológicos, Elizeu Ampessam.

O prefeito Celso Pozzobom costuma acompanhar as atividades e estimula os homens a comparecerem. “É importante ver os homens preocupados com a sua saúde e, melhor ainda, atentos à prevenção”, comentou. “Estão todos convidados a participar do ‘Dia D’, aproveitar os serviços gratuitos, as orientações e o atendimento. Identificar problemas com antecedência e iniciar o tratamento de forma precoce aumenta as chances de cura e de uma vida normal”, finalizou.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo impróprio ou ilegal, denuncie.