sexta-feira, 19 abril 2024
UMUARAMA/PR

Secretaria Municipal de Saúde concentra atendimento e reduz espera em ortopedia, em Umuarama

Secretaria Municipal de Saúde concentra atendimento e reduz espera em ortopedia, em Umuarama

A Secretaria Municipal de Saúde realizou um mutirão de ortopedia para atendimento de crianças, adolescentes e jovens no último sábado, 3

A Secretaria Municipal de Saúde realizou um mutirão de ortopedia para atendimento de crianças, adolescentes e jovens no último sábado, 3, no Centro de Especialidades Médicas (CEM). As consultas ocorreram entre as 7h30 e 12h. Apesar dos avisos e confirmações por telefone, cerca de 25% dos pacientes deixaram de comparecer.

A secretária municipal de Saúde, Cecília Cividini, informa que foram agendadas e confirmadas 62 consultas com pacientes de 0 a 18 anos. “Os médicos atenderam 47 pacientes, alguns deles aguardando atendimento especializado com ortopedista desde o ano passado. Mas 15 pacientes faltaram sem aviso prévio ou justificativa, o que diminuiu o alcance do mutirão”, lamentou a secretária.

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui

saude 02

Caso as faltas fossem comunicadas com antecedência, a Secretaria de Saúde poderia ter chamado outros pacientes que estão na lista de espera por esta especialidade. Os pacientes atendidos no sábado, pelos ortopedistas Alexandre Thadeu Meyer e Maxsuel Fidelis de Padua Almeida, voltaram para casa com datas agendadas para retorno ou com data prevista para um próximo agendamento.

“Graças a esta ação e aos atendimentos rotineiros no CEM, nesta área, no momento não temos mais fila de espera por período prolongado para pacientes de até 18 anos, tanto para primeiro atendimento como para retornos de acompanhamento com especialista”, acrescentou a secretária Cecília Cividini.

saude 03

O prefeito Celso Pozzobom destacou os resultados do mutirão, que vem reduzindo a fila de espera por esta especialidade, mas também lamentou a ausência de pacientes após a confirmação de presença pelo telefone. “A Secretaria de Saúde vem realizando esforços concentrados para agilizar o atendimento na área de ortopedia e mesmo assim, quase 30% dos pacientes não comparecem, ocupando o lugar de outros que precisam das consultas e estão na lista de espera”, comentou.

Através dos mutirões já foram atendidos mais de 450 pacientes, a grande maioria da fila que estava represada em ortopedia, desde o início do ano passado. “O objetivo é atender ao maior número possível, por isso realizamos os mutirões e confirmamos individualmente as presenças dos pacientes. Infelizmente, alguns não comparecem. Mas esforço é válido e a população, que merece atendimento rápido e de qualidade, é a maior beneficiada”, completou Pozzobom.

saude 01

Mais lidas

Calor extremo tem data para acabar no Paraná; Umuarama deve ter mínima de 18ºC

A semana começou com previsão de chuva em várias regiões do país, bem como em...

Pedreiro invade casa, estupra e mata mãe e suas três filhas no MT

Uma chacina foi registrada na cidade de Sorriso (MT) neste final de semana. Cleci Calvi...

Diagnosticado pela 2ª vez com tumor cerebral, trabalhador rural faz vakinha para arrecadar R$ 43 mil

Após dois anos de tranquilidade, o trabalhador rural Rogério da Silva, de 39 anos, foi...

Notícias Relacionadas