sexta-feira, 19 abril 2024
UMUARAMA/PR

Feira da Saúde atende mais de 400 pessoas de 35 cidades

Feira da Saúde atende mais de 400 pessoas de 35 cidades

Mais de 400 pessoas de 35 cidades do Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Roraima e até de Portugal, foram atendidas na Feira da Saúde promovida pelo Instituto Nossa Senhora Aparecida, durante toda a quinta-feira (22), em tendas armadas ao lado do Pronto Socorro do Hospital, que estava de plantão.

O seu Altino de Souza, 72 anos, morador do bairro Sonho Meu em Umuarama, chegou ao evento vendendo saúde. Com a pressão, glicemia e peso sempre controlados ao longo da vida e uma alegria vibrante, o aposentado ganhou a simpatia da equipe e se tornou um exemplo para outros pacientes que participavam da Feira.

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui

“Meu segredo é comer só o suficiente. Nunca fui de exagerar na alimentação. Também não gosto de ficar parado. Caminho bastante. Vou ao supermercado, ao banco, ajudo minha esposa nos serviços da casa e saio para conversar com as pessoas. Tenho muitos amigos, graças a Deus”, disse.

Já professora Antônia Aparecida de Souza, 44 anos, ficou sabendo que precisa cuidar um pouco mais da saúde. O cálculo do seu I.M.C. – Índice de Massa Corpórea deu resultado superior a 40, valor que indica obesidade mórbida. A pressão também se apresentou um pouco alterada e ela foi orientada sobre os serviços e tratamentos disponíveis na rede pública.

“Não fazia ideia que tinha chegado a esse ponto. Recebi aqui muita atenção e muitas orientações das nutricionistas, das enfermeiras e psicólogas e vou procurar os tratamentos indicados. Eventos assim deveriam acontecer mais vezes, pois muitas pessoas podem ser ajudadas, como eu estou sendo”, disse.

Segundo a psicóloga Camila Caiado Rodrigues Batistuti, uma das organizadoras da Feira da Saúde, o objetivo é levar informação e orientar a população. Foram realizados mais de 400 testes de glicemia e verificação de pressão. Todas as pessoas que passaram receberam orientações sobre cuidados com a saúde e prevenção de doenças.

“O resultado foi muito positivo” – avalia a psicóloga. Segundo ela, várias pessoas foram orientadas a procurar os serviços de saúde para exames complementares e alguns, com quadro de pressão alta, foram orientados a buscar o atendimento do Pronto Atendimento municipal e caso fosse necessário seriam encaminhados ao serviço de Urgência e Emergência que estava de Plantão no Instituto Nossa Senhora Aparecida.

A diretora da 12ª Regional de Saúde, enfermeira Viviane Herreira, visitou a Feira da Saúde. “Ações como esta são de suma importância e tem resultados imediatos e reflexos de médio e longo prazo, melhorando a qualidade de vida”, disse.

Segundo os especialistas e autoridades de Saúde, a prevenção às doenças evita gastos com tratamentos médicos, cirurgias, internações, o uso de medicamentos de alto custo e também o sofrimento do paciente.

Parceiros – Rede Farma, Sesc, Umuprev, Planalto, 12º Regional de Saúde, Secretaria de Saúde de Umuarama, Unipar (cursos de Nutrição e Farmácia) e Colégio Hilda Kamal (curso técnico em enfermagem).

6263f06a d1c2 4f2d a8b6 7f5418a1ff02

005d1ce5 8b6c 4c48 93a2 3dc0dc87dafb

50f662ef c366 4d02 b7db 42cb56361ac7

Mais lidas

Calor extremo tem data para acabar no Paraná; Umuarama deve ter mínima de 18ºC

A semana começou com previsão de chuva em várias regiões do país, bem como em...

Pedreiro invade casa, estupra e mata mãe e suas três filhas no MT

Uma chacina foi registrada na cidade de Sorriso (MT) neste final de semana. Cleci Calvi...

Diagnosticado pela 2ª vez com tumor cerebral, trabalhador rural faz vakinha para arrecadar R$ 43 mil

Após dois anos de tranquilidade, o trabalhador rural Rogério da Silva, de 39 anos, foi...

Motorista morre esmagado pelo próprio caminhão que era guinchado na BR-376; entenda

O motorista de um caminhão que estava sendo guinchado morreu após ser esmagado pelo próprio...

Notícias Relacionadas