A Escola Tempo Integral é a primeira da rede municipal a experimentar a oficina “Poesia na Escola”, um projeto realizado em parceria entre a Secretaria de Educação do município, a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e a Universidade Estadual de Maringá (UEM), sob a coordenação da professora Simone Martins.

Inicialmente, o projeto atende 20 alunos do 5º ano, que iniciaram as atividades no último dia 19. “Estamos acompanhando o desenvolvimento e depois analisaremos os resultados, mas a nossa intenção é estender essa iniciativa para as demais escolas do município, a partir do ano que vem. Projetos que estimulem o desenvolvimento dos nossos alunos são muito bem vindos. Estamos sempre abertos a parcerias nesse sentido”, disse a secretária municipal de Educação, Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso.

A oficina “Poesia na Escola” tem como objetivo estimular o pensamento, exercitar a reflexão dos alunos e colaborar significativamente para a promoção de uma sociedade mais humana. “Serão trabalhadas diversas atividades com os alunos participantes, como oficinas de leitura e criação de poesia (com utilização do Dicionário de Poesia Infantil), oficinas de dança, música, artes plásticas e teatro, com intuito de reforçar os elementos e personagens contidos no material didático por meio de atividades lúdicas”, explicou Patrícia de Araujo Abucarma Stevanato, coordenadora educacional de Língua Portuguesa e do programa “Mais Alfabetização”.

O projeto vai mais adiante. Como sua última ação, será realizado o “Concurso Literário de Pequenos Leitores & Grandes Escritores”, no qual cada aluno participante selecionará uma poesia de sua autoria para publicação no website do projeto, além de receber menções honrosas e um livro infantil. “Os alunos do 5º ano da Escola Municipal Tempo Integral são os primeiros, mas temos certeza que mais instituições serão beneficiadas por esta iniciativa tão promissora”, completou Mauriza Lima.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo impróprio ou ilegal, denuncie.