O prefeito Celso Pozzobom e a secretária municipal de Educação, Mauriza Lima, entregaram kits de bandeiras para todas as escolas municipais, estaduais e federais de Umuarama na tarde desta terça-feira, 3, durante reunião preparatória ao Desfile de Sete de Setembro, que será realizado a partir das 9h do próximo sábado.

“Este foi um ‘presente’ para estimular a cidadania e a valorização dos símbolos nacionais nos estabelecimentos de ensino, assim como deve ser o desfile cívico-militar, uma tradição que resgatamos pela importância de propagar o amor à pátria aos nossos alunos, que são os futuros cidadãos umuaramenses”, afirmou o prefeito.

A secretária Mauriza agradeceu a presença de todos, representantes de escolas, associações, entidades assistenciais, organizações militares e religiosas que foram convidadas a participar do desfile e aceitaram a missão. “Sabemos que não é fácil organizar um bloco, uma agremiação, uma turma que seja para desfilar no Dia da Independência, mas é uma grande satisfação ver tanta gente engajada, animada e disposta a levar as cores do nosso país para o centro da cidade. O desfile reúne famílias, comunidades, grupos sociais e temos certeza que o público vai adorar”, disse.

Para o prefeito Celso Pozzobom, é gratificante ver a adesão e o interesse da sociedade em participar, junto com o município, de uma promoção tão importante em pleno feriado. “Essa parceria engrandece o nosso Município, o Estado e o País. Temos recebido muitos recursos do governo estadual e federal, que ajudam a garantir os direitos básicos dos cidadãos, mas o desfile é uma demonstração de amor à pátria, uma gratidão que temos pela nossa Nação”, disse.

E continuou: “Agradeço aos muitos parceiros que se juntam à Prefeitura a cada ano, para tornar esta festa ainda mais bonita. Esses kits de bandeiras que entregamos às escolas foram comprados com recursos do município (cerca de R$ 16,5 mil) e vão ajudá-las a manter viva esta chama”, completou Pozzobom.

Neste ano, o desfile de Sete de Setembro terá 66 agremiações, sendo cinco militares, além da Polícia Civil, Guarda Municipal e Samu, as 22 escolas municipais, 23 entidades, associações e clubes de serviço, duas instituições privadas de ensino, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer com cerca de 300 componentes, um hospital, blocos das duas universidades locais, uma empresa, a escritora e Miss Brasil Sênior, Anecy Oncken, Espaço Umuaraminha, uma igreja católica, um grupo de canil e defensores dos animais, e a frota de veículos adquiridos pela Prefeitura entre 2017 e 2019.

A coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, Maria Aparecida Lima Meira Nakasugui, explicou que as instituições devem manter o ritmo no no dia do desfile, ficar atentas ao movimento do bloco da frente, deixar pelo menos dois metros de distância até o próximo participante e chegar à posição inicial no desfile com uma hora de antecedência. Haverá suporte do Corpo de Bombeiros e Secretaria Municipal de Saúde para emergências médicas e os banheiros da Praça Arthur Thomas – onde começa o desfile – estarão liberados para os participantes.

Os blocos e agremiações seguirão pela Avenida Paraná (que estará interditada para veículos) até a Praça Santos Dumont, passando pelo palco das autoridades, e depois poderão se dispersar. Haverá transporte para as escolas (ida e volta) da sede e distritos, com horários já informados.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo impróprio ou ilegal, denuncie.