Em solenidade de revitalização do Museu do Expedicionário, nesta quarta-feira (04), em Curitiba, o vice-governador Darci Piana, recebeu das mãos do General de Brigada e Comandante da 5a Região Militar, Aléssio Oliveira da Silva, a comenda do Museu do Expedicionário.

Piana recebeu a láurea como reconhecimento pelo seu apoio a instituição ao longo de décadas.

O evento, que também homenageou empresários, juízes, desembargadores, militares e familiares e políticos integra as comemorações da Semana da Pátria em Curitiba.

O museu que guarda a memória da participação brasileira na Segunda Guerra Mundial passou por melhorias no acervo que foi digitalizado, ganhou pintura e outras reformas.

O prefeito Rafael Greca participou da entrega da revitalização do Museu do Expedicionário, no Alto da XV.

“Aqui é a casa dos heróis, dos que deram a vida pela Pátria. Representa o orgulho que a cidade de Curitiba sentiu por ter colaborado no triunfo da democracia”, disse Greca.

Por mês, o Museu do Expedicionário recebe 3.500 visitantes. Ali são abrigadas 25 mil peças originais da guerra, como armas, fardas, bandeiras, medalhas e fotografias. Réplicas de aviões e carros utilizados nos combates dos pracinhas brasileiros também integram o acervo, que é o maior do país.

Atualmente, uma exposição de gibis sobre a Segunda Guerra Mundial também pode ser vista no Museu do Expedicionário.

O vice-governador, Darci Piana, citou a valorização do museu e da cidade. “Curitiba está extraordinariamente bem-cuidada. Em breve teremos o Belvedere recuperado pelo empenho do prefeito e que será ocupado por um café do nosso Senac e pela Academia Paranaense de Letras”, destacou Piana.

Participaram do evento o comandante da 5ª Divisão do Exército, general Carlos José Russo Penteado; a presidente da Legião Paranaense do Expedicionário, Rachel Madureira Regnier; a presidente do Tribunal Regional do Trabalho, desembargadora Marlene Fuverki Suguimatsu; o juiz federal Marcelo Malucelli; os deputados estaduais Subtenente Erventon e Fernando Francischini; e os vereadores Oscalino do Povo e Professor Euler.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo impróprio ou ilegal, denuncie.