quinta-feira, 18 abril 2024
UMUARAMA/PR

Índice de faltas a consultas com especialistas volta a aumentar em Umuarama

Índice de faltas a consultas com especialistas volta a aumentar em Umuarama

Setor de Atenção Primária em Saúde apontou que em torno de 25% das consultas estão sendo perdidas porque os pacientes não comparecem no local e horário marcados, nem avisam a secretaria

A Secretaria Municipal de Saúde voltou a registrar alto índice de faltas a consultas com médicos especialistas. Levantamento realizado nesta semana pelo setor de Atenção Primária em Saúde apontou que em torno de 25% das consultas estão sendo perdidas porque os pacientes não comparecem no local e horário marcados, nem avisam a secretaria – o que possibilitaria passar a vaga para outra pessoa na fila de espera.

A secretária da Saúde, Cecília Cividini, explica que esse percentual é a média de ausências. “Em algumas especialidades a falta às consultas é ainda maior como, por exemplo, em ortopedia e psiquiatria, onde quase a metade dos pacientes não aparece nas consultas marcadas”, apontou. A neurologia também tem alto índice de faltantes.

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui

O tempo de espera por consultas especializadas reduziu bastante a partir de 2017. “A saúde tinha uma demanda reprimida muito grande. Havia pacientes há anos aguardando consultas e exames. Mas concentramos esforços, a equipe trabalhou com afinco e tivemos o apoio dos nossos representantes políticos para aumentar a oferta de consultas e diminuir o tempo de espera. Em algumas especialidades nem existe fila, o atendimento é quase imediato”, acrescenta o prefeito Celso Pozzobom.

“O problema é que uma parcela dos pacientes marca a consulta e não aparece. Isso é prejuízo para o município, que paga pelo atendimento não realizado, mas o problema maior é para os outros pacientes que aguardam a consulta na fila de espera. Se essas ausências fossem informadas com antecedência, poderíamos chamar outros pacientes que aguardam a vez e reduzir ainda mais as filas”, explicou o coordenador da Atenção Primária, Elizeu Ampessan.

Da mesma forma, cerca de 20% das pessoas não buscam os laudos dos exames clínicos realizados nos laboratórios conveniados ao município, para dar sequência ao tratamento. “Esse é outro problema sério. O paciente faz a consulta, o médico solicita o exame e depois não recebe o resultado para acompanhar a evolução desse paciente. Mais prejuízo para a saúde pública e também para essa pessoa, que pode não ter a solução para o seu problema”, acrescentou Elizeu.

Em agosto deste ano, a Secretaria da Saúde liberou 3.893 consultas especializadas e 952 pacientes não compareceram para o atendimento, prestado geralmente no Centro de Especialidades Médicas (CEM). Em julho foram liberadas 4.207 consultas e 1.043 pessoas deixaram de ir ao consultório do especialista.

 Na primeira semana de setembro esse volume se repetiu, com 197 faltantes nas 609 consultas autorizadas. “Precisamos nos conscientizar de que isso é um desperdício. Imprevistos podem ocorrer e impedir a presença no dia marcado, mas quando isso acontecer o paciente deve avisar a Secretaria de Saúde pelo menos um dia antes, para que outra pessoa possa ocupar essa vaga”, orientou a secretária Cecília Cividini.

Mais lidas

Calor extremo tem data para acabar no Paraná; Umuarama deve ter mínima de 18ºC

A semana começou com previsão de chuva em várias regiões do país, bem como em...

Mulher leva cadáver em cadeira de rodas para sacar empréstimo de R$ 17 mil em uma agência bancária

Uma mulher, identificada como Érika de Souza Vieira, foi detida na tarde desta terça-feira (16)...

Rapaz sobrevive a atropelamento e tiros no PR; veja vídeo

Nessa segunda-feira (15), um atentado chocou os moradores de Foz do Iguaçu, do bairro Três...

Criança de 11 anos morre ao bater bicicleta em árvore

Uma tragédia foi registrada na manhã desta segunda-feira (19), em Mandaguaçu, cidade a 165 km...

Notícias Relacionadas