sexta-feira, 29 março 2024
UMUARAMA/PR

Mutirões da Secretaria de Saúde agilizam atendimento para quase 1.350 pacientes

Mutirões da Secretaria de Saúde agilizam atendimento para quase 1.350 pacientes

Através de mutirões, a Secretaria Municipal de Saúde vem reduzindo a espera por atendimento em várias especialidades médicas. Esse é um esforço concentrado da administração para atender mais rapidamente aos pacientes que aguardam atenção médica há meses na fila. “Saúde é prioridade e tem recebido grandes investimentos, mas em alguns casos a falta de profissionais que atendam pelo Sistema Único de Saúde (SUS) prolonga a espera. Mesmo assim temos avançado de forma significativa”, disse o prefeito Celso Pozzobom, ao avaliar o quadro.

A secretária municipal da Saúde, Cecília Cividini, destaca que os resultados seriam ainda melhores se todos os pacientes com consultas agendadas comparecessem no dia e hora marcados. “A nossa equipe se esforça para organizar o atendimento, entra em contato com os pacientes, confirma a presença deles e no dia da consulta quase 20% acabam faltando. Com isso, deixamos de atender outros pacientes que continuam na fila”, disse.

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui

Os primeiros mutirões foram na área de ortopedia, que contava com uma das maiores filas de espera. Em 14 de julho de 2018, sete médicos foram reunidos para atender 206 pacientes, porém 78 faltaram às consultas e não avisaram a secretaria para que outros fossem convocados. Duas semanas depois, foram realizados 179 agendamentos e 49 pacientes faltaram.

Em agosto do ano passado mais dois mutirões de ortopedia também tiveram alto índice de faltantes – 50 faltaram em 155 agendamentos em 11/08 e outros 20 não apareceram para a consulta em 25/08, quando 52 atendimentos foram agendados. Nesses quatro atendimentos especiais, foram marcadas 592 consultas com ortopedistas e 197 pacientes não apareceram para serem atendidos (33% de faltas).

Para os moradores do Conjunto Sonho Meu, a Secretaria de Saúde promoveu quatro mutirões na área de odontologia. Em dezembro foram realizados 140 procedimentos em 100 pacientes, com 15% de ausência. Neste ano, em fevereiro, março e agosto, foram organizados três mutirões que prestaram 1.059 atendimentos para 504 pacientes, dos quais uma média de 13% deixou de comparecer.

“Em todas as áreas temos ausências, assim como nas consultas de rotina e também em clínica geral, nas unidades de saúde. Essa é uma cultura que precisa mudar, para que possar atender mais rápido quem realmente precisa”, lamentou o coordenador da Atenção Primária em Saúde, Elizeu Ampessan.

Em 31 de agosto a Secretaria de Saúde realizou uma triagem e agendou pequenas cirurgias, que serão realizadas em mutirão nos dias 21 e 28 de setembro. Foram agendadas 120 consultas em diversas especialidades e 109 pacientes tiveram os procedimentos cirúrgicos marcados nos períodos da manhã e tarde.

Sete médicos e uma ampla equipe de auxiliares estarão empenhados em atender a todos. As cirurgias incluem cistose, remoção de nódulos e verrugas, lesões, lipomas, exerese, cistos, biópsias, cauterização e cantoplastia, entre outros procedimentos.

48466244052 334f1d2b42 z

Mais lidas

Calor extremo tem data para acabar no Paraná; Umuarama deve ter mínima de 18ºC

A semana começou com previsão de chuva em várias regiões do país, bem como em...

Menos de 24h após morte de caminhoneiro, outro acidente é registrado no mesmo local na PR-323

Mais um acidente envolvendo um carro e um caminhão foi registrado nesta manhã (26), na...

Pedreiro invade casa, estupra e mata mãe e suas três filhas no MT

Uma chacina foi registrada na cidade de Sorriso (MT) neste final de semana. Cleci Calvi...

Notícias Relacionadas