sexta-feira, 29 março 2024
UMUARAMA/PR

Defesa Civil alerta população sobre eventos climáticos com mensagens de celular

Defesa Civil alerta população sobre eventos climáticos com mensagens de celular

O serviço é gratuito e está disponível para os 399 municípios paranaenses.

Um serviço disponibilizado pela Defesa Civil do Paraná ajuda a população a se prevenir contra desastres naturais e eventos climáticos como as fortes chuvas que atingiram a metade Leste do Estado nesta quarta (18) e quinta-feira (19). Desde 2017 o órgão emite alertas regionalizados com mensagens instantâneas via telefone celular – SMS. O serviço é gratuito e está disponível para os 399 municípios paranaenses. Atualmente o banco de dados conta com 469.453 usuários cadastrados.

O tenente Marcos Vidal, da Defesa Civil, explica que a chegada da mensagem às pessoas ocorre geralmente uma hora antes da ocorrência do evento, dando tempo para as pessoas se organizarem. “Com o alerta elas podem se precaver, diminuindo os impactos e o sofrimento causados pelo desastre”, afirma. “Estamos sempre revendo protocolos para que esse alerta seja cada vez mais fidedigno, que realmente ajude os paranaenses”, acrescenta.

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui

Para receber os avisos basta enviar um SMS com o CEP de residência para o número 40199. A Defesa Civil responde a mensagem com uma confirmação do cadastro e envia alertas periódicos sobre situações que requerem atenção redobrada da população.

Os alertas meteorológicos são baseados em informações de diversas instituições, como o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) e o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), que monitora todo o País.

PLANO DE CONTINGÊNCIA – O serviço integra o Plano de Contingência Online, principal ferramenta de apoio a gestões municipais em casos de eventos climáticos severos. Também por SMS, a Defesa Civil informa áreas de atenção, locais para abrigos temporários, disponibilidade de recursos e de pessoal, ganhando agilidade na distribuição de equipamentos como lonas e telhas. O cadastramento garante ainda controle de entrega da ajuda humanitária, além de acelerar o processo de documentações referentes ao desastre.

Qualquer dúvida é só acessar a página da Defesa Civil, que disponibiliza todas as informações para o cadastro.

TV FECHADA – Além das mensagens para celulares, a Defesa Civil do Paraná disponibiliza desde maio alertas de precaução contra eventos climáticos na TV fechada. As mensagens são emitidas pelo Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cegerd) e alertam a população contra possíveis alagamentos, deslizamentos, enxurradas e tempestades.

Os alertas passam a ser perenes sempre que houver a possibilidade de evento climático mais significativo.

O projeto foi desenvolvido pela Defesa Civil do Paraná e pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, em parceria com a Anatel e a Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom). As informações do Estado são disponibilizadas em tempo real para órgãos municipais e o Corpo de Bombeiros.

Mais lidas

Calor extremo tem data para acabar no Paraná; Umuarama deve ter mínima de 18ºC

A semana começou com previsão de chuva em várias regiões do país, bem como em...

Pedreiro invade casa, estupra e mata mãe e suas três filhas no MT

Uma chacina foi registrada na cidade de Sorriso (MT) neste final de semana. Cleci Calvi...

Grávida de 7 meses é atropelada na PR-323 em Umuarama; ela e o bebê morreram

Um trágico atropelamento tirou a vida de uma mulher de 31 anos que estava gestante...

Notícias Relacionadas