Foi sancionado pelo prefeito Celso Pozzobom o Projeto de Lei nº 049/2019, que tem como autor o vereador Junior Ceranto e objetiva instituir o Programa de Capacitação de Profissionais da Rede de Saúde Municipal. A agora Lei Municipal 4.396 visa qualificar os profissionais de saúde quanto à prevenção, diagnóstico e tratamento de psicopatologias relacionadas à saúde mental no Município de Umuarama.

A propositura vem ao encontro de ações já desenvolvidas no município no tratamento de doenças psicopatológicas, indo ao encontro também da prevenção do suicídio. “Temos visto muitos casos de suicídio em Umuarama e em toda a região. Precisamos que os profissionais da saúde que prestam atendimento a pessoas com algum transtorno emocional sejam frequentemente capacitados, inclusive no combate e prevenção do suicídio”, completa o vereador.

A lei foi sancionada justamente no mês de setembro, conhecido também como Setembro Amarelo, o qual também se volta ao combate ao suicídio. “Não podemos medir esforços no combate ao suicídio, assim como também precisamos oportunizar qualificação aos profissionais que atendem pessoas que necessitam de amparo”, pontua.

A lei considera como psicopatologias relacionadas à saúde mental transtornos tais quais: ansiedade; depressão; esquizofrenia; transtornos alimentares; estresse pós-traumático; somatização; transtorno bipolar; transtorno obsessivo-compulsivo; distúrbios que levem ao suicídio e anorexia.

Relacionada:

Projeto de Lei visa capacitar profissionais da saúde de Umuarama para prevenção ao suicídio

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo impróprio ou ilegal, denuncie.