sexta-feira, 19 abril 2024
UMUARAMA/PR

Procon orienta sobre cuidados com presentes para o Dia das Crianças

Procon orienta sobre cuidados com presentes para o Dia das Crianças

Comemorado no dia 12 de outubro, o Dia das Crianças é uma data importante para o comércio e também para o consumidor, que se rende ao costume de presentear os pequenos com brinquedos, roupas e calçados, entre outros produtos. Por isso, o Procon de Umuarama traz algumas dicas para que as compras sejam seguras.

Inicialmente é importante analisar o produto a fim de verificar ele traz as informações obrigatórias, como faixa etária recomendada, selo de verificação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) e identificação do fabricante. Essas informações devem ficar expostas de forma clara e adequada, conforme determina o artigo 6o, III do Código de Defesa do Consumidor.

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui

O consumidor deve ficar atento aos preços ofertados, verificando se o valor exposto é o mesmo cobrado no caixa. Realizar uma pesquisa de preços é importante para quem quer economizar na hora da compra.

Caso o produto apresente algum problema, o fornecedor tem 30 dias para resolver e, se não o fizer, o consumidor poderá exigir a restituição do valor pago, corrigido monetariamente; abatimento proporcional no preço; ou substituição do produto por outro da mesma espécie e em perfeitas condições de uso, o que achar melhor.

No caso de compras realizadas fora do estabelecimento comercial (por telefone ou internet, por exemplo) o consumidor poderá desistir em até sete dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço.

Por fim, é importante exigir sempre a nota fiscal, pois ela é o documento que comprova a compra e garante os direitos do consumidor. Se houver dúvidas ou reclamações, o comprador pode entrar em contato com o Procon Municipal pessoalmente ou pelo telefone (44) 3621-5600.

O Procon de Umuarama atende de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, com retirada de senhas até as 15h30. O endereço é: Avenida Presidente Castelo Branco, n. 3871, Zona I, fone: (44) 3621-5600 e e-mail: procon@umuarama.pr.gov.br

Mais lidas

Calor extremo tem data para acabar no Paraná; Umuarama deve ter mínima de 18ºC

A semana começou com previsão de chuva em várias regiões do país, bem como em...

Pedreiro invade casa, estupra e mata mãe e suas três filhas no MT

Uma chacina foi registrada na cidade de Sorriso (MT) neste final de semana. Cleci Calvi...

Diagnosticado pela 2ª vez com tumor cerebral, trabalhador rural faz vakinha para arrecadar R$ 43 mil

Após dois anos de tranquilidade, o trabalhador rural Rogério da Silva, de 39 anos, foi...

Notícias Relacionadas