sexta-feira, 29 março 2024
UMUARAMA/PR

Audiência orienta proprietários rurais sobre cascalhamento de estradas de Umuarama

Audiência orienta proprietários rurais sobre cascalhamento de estradas de Umuarama

Em Umuarama serão revitalizados e cascalhados cerca de 33 km de estradas. Serão beneficiadas as comunidades das estradas Esperança, Canelinha, Vermelha, Amarela e Pavão, nesta sequência.

A Prefeitura de Umuarama realizou nesta segunda-feira, 21, audiência pública no Centro Cultural Vera Schubert para apresentação do projeto de adequação e melhorias que atenderá várias estradas rurais com obras de adequação, realinhamento, drenagem e cascalhamento. As obras resultam de uma parceria entre o município e o Consórcio Intermunicipal Para Conservação da Biodiversidade da Bacia dos Rios Xambrê e Piquiri (Cibax), com apoio do governo do Estado por meio da Secretaria da Agricultura e Abastecimento (Seab).

dsc 7753 48937837462 o

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui

Serão beneficiadas as comunidades das estradas Esperança, Canelinha, Vermelha, Amarela e Pavão, nesta sequência. A audiência foi conduzida pelo prefeito Celso Pozzobom e pelo secretário municipal de Serviços Rodoviários, Mauro Liutti, com a presença do chefe regional da Seab, José Antônio Duarte, do chefe da Emater/PR, José Jaime de Lima, da engenheira Daliane Zaina (do Cibax), diretores, secretários municipais e o presidente da Câmara, Noel do Pão, além dos vereadores Júnior Ceranto, Toninho Comparsi, Maria Ornelas, Ana Novaes e Jones Vivi.

dsc 7633 48937680921 o

José Antônio explicou que, pelo convênio com o Cibax, o governo do Estado forneceu uma patrulha mecanizada com pá carregadeira, rolo compactador “pé de carneiro”, trator de esteira, escavadeira hidráulica, motoniveladora, dois caminhões basculantes e um caminhão comboio. “Esse equipamento é administrado pelo consórcio, que acolhe os planos de trabalho e as prefeituras ficam responsáveis pelo combustível e pagamento dos motoristas e operadores”, disse.

A patrulha já realizou serviços em estradas rurais de Francisco Alves (cerca de 20 quilômetros) e em Iporã (18 km). Em Umuarama serão revitalizados e cascalhados cerca de 33 km de estradas. “Em todo o Estado, as patrulhas já readequaram 3,5 mil quilômetros de estradas desde 2012, dando um grande auxílio aos municípios”, informou.

dsc 7672 48937118188 o

O prefeito Celso Pozzobom lembrou que a recuperação e conservação das estradas foi uma de suas primeiras preocupações à frente da Prefeitura. “Com cerca de 600 km de estradas para cuidar, a Prefeitura tinha apenas uma patrola rodando no começo de 2017. Buscamos recursos, parcerias e cobramos apoio dos nossos representantes, e adquirimos quatro pás carregadeiras, quatro motoniveladoras, escavadeira hidráulica, rolo compactador, trator de esteira, vários caminhões e outros equipamentos para o pátio, que está totalmente aparelhado para atender às demandas”, apontou.

Até o final do ano, Pozzobom espera entregar o 100º veículo adquirido nesta gestão, contando veículos baixos, ambulâncias, ônibus, caminhões, maquinário pesado e implementos. “Com isso conseguimos atender bem a zona rural e já readequamos, cascalhamos e pavimentamos mais de 150 km de estradas. Além disso, quase 200 km de ruas e avenidas da cidade foram pavimentadas ou receberam recapeamento, reperfilamento asfáltico ou micropavimentação”, acrescentou.

dsc 7672 48937118188 o 1

Como exemplo de vias rurais que servem de modelo do trabalho realizado, o prefeito citou a Estrada Cedro, a Colibri e a 215, que foram totalmente cascalhadas, e a Jaborandi, que foi pavimentada da Avenida Portugal até a estação de captação da Sanepar. “A Estrada Dias é a próxima a ser pavimentada – a licitação deve ocorrer no próximo dia 23 – e em seguida vamos asfaltar a Estrada Jurupoca, bem como cascalhar todo o caminho até o distrito de Vila Nova União”, anunciou.

Após apresentar o cronograma de serviços, a equipe do Cibax e o secretário Mauro Liutti esclareceram as dúvidas dos proprietários rurais e técnicos presentes à audiência e colheram assinaturas do termo de adesão ao programa. O próximo passo é a remoção das cercas para início dos trabalhos de readequação e cascalhamento.

Mais lidas

Calor extremo tem data para acabar no Paraná; Umuarama deve ter mínima de 18ºC

A semana começou com previsão de chuva em várias regiões do país, bem como em...

Menos de 24h após morte de caminhoneiro, outro acidente é registrado no mesmo local na PR-323

Mais um acidente envolvendo um carro e um caminhão foi registrado nesta manhã (26), na...

Pedreiro invade casa, estupra e mata mãe e suas três filhas no MT

Uma chacina foi registrada na cidade de Sorriso (MT) neste final de semana. Cleci Calvi...

Notícias Relacionadas