sexta-feira, 19 abril 2024
UMUARAMA/PR

Programação do Novembro Azul em Umuarama alerta sobre prevenção em saúde do homem

Programação do Novembro Azul em Umuarama alerta sobre prevenção em saúde do homem

Haverá atividades em praticamente todas as unidades ao longo do mês e também no “Dia D”, o ponto alto da campanha.

A Secretaria Municipal de Saúde, em conjunto com as unidades básicas de atendimento nos bairros, preparou uma ampla programação para o Novembro Azul, mês dedicado à prevenção dos problemas de saúde dos homens. Haverá atividades em praticamente todas as unidades ao longo do mês e também no “Dia D”, o ponto alto da campanha.

Os homens que se dirigirem aos postos de saúde, nos dias específicos, poderão contar com palestras de orientação, verificação de sinais vitais, atualização de carteira de vacina, testes rápido(para HIV, Sífilis, Hepatite B e C) previamente agendadostestes de glicose (necessário estar em jejum) solicitação e coleta de exame de PSA, avaliação antropométrica, de saúde bucal e de lesões na pele, avaliação química, prática educativa sobre saúde do homem, alongamento e em algumas unidades haverá até um café da manhã especial e distribuição de brindes.

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui

Haverá ainda atendimento médico e de enfermagem, exame ECG e em alguns locais a presença de equipes dos cursos da área de saúde da Universidade Paranaense (Unipar) e avaliação nutricional. “Vale a pena aproveitar esta oportunidade para verificar como anda a sua saúde. Não deixe de comparecer à UBS mais próxima e certifique-se de que está tudo bem com você. Para a maioria dos males, a prevenção é o melhor tratamento”, convidou a secretária municipal da saúde, Cecília Cividini.

Veja a programação completa de todas as unidades.

ESF Bem Estar – O “Dia D” será dia 18/11. Das 8h às 11h30 e das 13h30 às 21h haverá verificação de sinais vitais, atualização de carteira de vacina, testes rápidos (HIV, Sífilis, Hepatite B e C) previamente agendados, solicitação e coleta de exame de PSA e palestras ministradas pela Dra. Maria Eduarda (às 8h e 14h).

ESF Central  No dia 08/11, às 8h, na Igreja Assembleia de Deus (Praça dos Xetá), haverá prática educativa sobre saúde do homem, verificação de sinais vitais, alongamento, solicitação e coleta de exame de PSAcom a colaboração da Capelania e Loja Alecrim (brindes).

ESF Cidade Alta  No dia 19/11, às 19h30no salão da igreja do Parque Bonfim, haverá palestrsobre saúde do homem, solicitação e coleta de exame de PSA. O ‘Dia D’ da unidade será dia 22/11, das 7h às 16hcom avaliação dlesão de pele da saúde bucal, verificação de sinais vitais, testes rápido(HIV, Sífilis, Hepatite B e C), teste de glicemia capilar (jejum), atualização de carteira de vacina, solicitação e coleta de exame de PSA.

ESF Cohapar I – No dia 20/11, à8h, haverá palestrministrada pelo Dr. Eguimaratualização de carteira de vacina, solicitação e coleta de exame de PSA.

ESF Cohapar II  No dia 20/11, das 17h às 20h, orientações sobre saúde do homem, avaliação da saúde bucal, verificação de sinais vitais, testes rápido(HIV, Sífilis, Hepatite B e C)teste de glicemia capilaratualização de carteira de vacina, solicitação e coleta de exame de PSA.

ESF Cohapar II No dia 27/11, a partir das 8havaliação da saúde bucal, verificação de sinais vitais, teste de glicemia capilar (jejum), atualização de carteira de vacina, solicitação e coleta de exame de PSA.

ESF Guarani/Anchieta – Dia D’ no dia 20/11, a partir das 14h30com palestrministrada pelo Dr. Douglas sobre saúde do homem, avaliação da saúde bucal, orientações médicas e de enfermagem, avaliação antropométrica, solicitação e coleta de exame de PSA. Haverá ainda orientações em sala de espera na unidade de saúde durante todo o mês.

ESF Industrial  No dia 21/11, às 18h, palestra sobre saúde do homem, solicitação e coleta de exame de PSA. Todas as sextas-feiras pela manhã haverá testes rápido(HIV, Sífilis, Hepatite B e C) na unidade. A sala de vacina está disponível para atualização de carteira de vacinação.

ESF Jabuticabeiras  No dia 22/11, às 14h, palestrministrada pela Drª Isabelaavaliação da saúde bucal, testes rápido(HIV, Sífilis, Hepatite B e C)solicitação e coleta de exame de PSA e café da tarde. Todas as sextas-feiras de novembrono período da manhãhaverá solicitação de exame de PSA com a enfermeira da unidade.

ESF Jardim Lisboa – Nos dias 6 e 13/11, das 17h30 às 21h30, palestra sobre saúde do homem, verificação de sinais vitais, testes rápidos (HIV, Sífilis, Hepatite B e C), avaliação da saúde bucal, atendimento médico e de enfermagem, exame ECG, atualização de carteira de vacina, solicitação e coleta de exame de PSA. Palestras diárias às 8h na sala de espera na unidade e nas quintas-feiras, às 8h, no grupo Hiperdia.

ESF Ouro Branco – ‘Dia D’ dia 6/11, às 8h, na APP Sindicato. Haverá palestra sobre saúde bucal com a dentista da unidade de saúde, verificação de sinais vitais, solicitação e coleta de exame de PSA e café da manhã.

ESF San Remo  No dia 28/11, às 8h, palestra sobre saúde do homem, solicitação e coleta de exame de PSA. No dia 21/11, às 8h30, na Zaeli, haverá palestra para os colaboradores sobre saúde do homem, ministrada pelo Dr. André.

ESF Serra dos Dourados – Nos dias 6 e 27/11, das 17h às 20h, na unidade de saúde, orientações sobre saúde do homem, consulta de enfermagem, verificação de sinais vitais, solicitação de exame e atualização de carteira de vacina. No dia 9/11, das 8h às 11h, orientações sobre saúde do homem, consulta de enfermagem, verificação de sinais vitais, solicitação de exame e atualização de carteira de vacina.

ESF 26 de Junho – No dia 29/11, às 18h, na unidade de saúde, orientações sobre saúde do homem, verificação de sinais vitais, solicitação e coleta de exame de PSA.

UBS Centro de Saúde Escola – ‘Dia D’ no dia 22/11, das 8h às 12h, com atividades envolvendo os cursos da área da saúde da Unipar, solicitação e coleta de exame de PSA, orientação nutricional, análise química de pele e orientações de cuidados básicos.

UBS Lovat – No dia 14/11, às 14h, palestra ministrada pelo Dr. Diego Azevedo sobre saúde do homem, solicitação de exame de PSA, aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar e atualização de carteira de vacina.

UBS Nova Jerusalém  No dia 26/11, às 14h, ação voltada à saúde do homem, solicitação de exame de PSA e palestra ministrada pelo Dr. Edison.

UBS Roberto Silveira  No dia 21/11, às 9h, ação voltada à saúde do homem, teste de glicemia capilar (jejum), solicitação de exame de PSA e palestra com o Dr. Edison.

UBS Santa Eliza – No dia 23/11, das 8h às 12h e das 14h à17h, palestra sobre saúde do homem, verificação de sinais vitais, teste de glicemia capilar (jejum)avaliação da saúde bucal, atualização de carteira de vacina e solicitação de exame de PSA. No dia 30/11, das 8h às 12h e 14h à17h, palestra sobre saúde do homem, verificação de sinais vitais, teste de glicemia capilar (jejum)atendimento médico, testes rápido(HIV, Sífilis, Hepatite B e C) e solicitação de exame de PSA.

UBS Sonho Meu  No dia 23/11, das 8h às 11h30, palestra ministrada pelo Dr. Guilherme, solicitação e coleta de exame de PSA.

UBS Vila Nova União  No dia 20/11, às 9h, na unidade de saúde, haverá ação voltada à saúde do homem, teste de glicemia capilar (jejum), solicitação de exame de PSA, atualização de carteira de vacina e palestra ministrada pelo Dr. Edison.

Mais lidas

Calor extremo tem data para acabar no Paraná; Umuarama deve ter mínima de 18ºC

A semana começou com previsão de chuva em várias regiões do país, bem como em...

Pedreiro invade casa, estupra e mata mãe e suas três filhas no MT

Uma chacina foi registrada na cidade de Sorriso (MT) neste final de semana. Cleci Calvi...

Diagnosticado pela 2ª vez com tumor cerebral, trabalhador rural faz vakinha para arrecadar R$ 43 mil

Após dois anos de tranquilidade, o trabalhador rural Rogério da Silva, de 39 anos, foi...

Notícias Relacionadas