As campanhas “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”, visam intensificar a informação e o combate ao câncer de mama e de próstata, respectivamente, assegurando mais saúde para mulheres e homens a partir da prevenção e do diagnóstico precoce.

De acordo com o INCA – Instituto Nacional de Câncer e o Ministério da Saúde, a cada 12 minutos um novo caso de câncer é registrado no Paraná.

A estimativa é de que haja mais de 40 mil novos casos no Estado em 2019.

Pacientes com câncer podem contar com uma série de direitos previstos em lei federal, no entanto, a falta de informação impede que essas pessoas façam seus tratamentos e tenham um dia a dia mais tranquilo na luta contra a doença.

Em Umuarama, a vereadora Maria Ornelas é autora da lei, sancionada em 2017, que dispõe sobre a divulgação dos direitos assegurados à pessoa portadora de neoplasia maligna (câncer).

A medida é importante para que os pacientes tenham consciência sobre seus direitos, e assim, possam requerê-los de acordo com as diretrizes de cada benefício.

O paciente com neoplasia maligna deve receber, gratuitamente, no SUS – Sistema Único de Saúde, todos os tratamentos necessários, tendo direito de se submeter ao primeiro tratamento no prazo de até 60 (sessenta) dias contados a partir da data em que for diagnosticado.

Veja outros benefícios:

Aposentadoria por invalidez;

Auxílio-doença;

Isenção de imposto de renda na aposentadoria;

Isenção de ICMS na compra de veículos adaptados;

Isenção de IPI na compra de veículos adaptados;

Isenção de IPVA para veículos adaptados;

Quitação de financiamento da casa própria;

Saque do PIS/PASEP, Saque do FGTS;

Benefício de prestação continuada (LOAS);

Cirurgia plástica reparadora de mama;

Quitação do financiamento de imóvel junto à caixa econômica federal.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo impróprio ou ilegal, denuncie.