quinta-feira, 28 março 2024
UMUARAMA/PR

Nova travessa e ampliação de galeria pluvial eliminarão ponto de alagamento em Umuarama

Nova travessa e ampliação de galeria pluvial eliminarão ponto de alagamento em Umuarama

A Prefeitura de Umuarama está demolindo residências em dois imóveis desapropriados pelo município para a abertura de uma travessa

A Prefeitura de Umuarama está demolindo residências em dois imóveis desapropriados pelo município para a abertura de uma travessa, que interligará a Rua Bararuba à Av. Rio Grande do Norte, na região da Praça dos Xetá. No local será implantado um ramal de galerias pluviais para eliminar um antigo ponto de alagamento. Em seguida a via será pavimentada.

A demolição das residências e a pavimentação, ao final da obra, serão realizadas por equipes da Secretaria Municipal de Obras, Planejamento Urbano, Projetos Técnicos e Habitação. Já a parte de drenagem pluvial foi contratada pela Prefeitura através de licitação. O diretor da Secretaria de Obras, Nelson Bigeschi Júnior, explicou que o ramal utilizará tubulação em concreto com 1,20m de diâmetro.

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui

galeria 03

“Por ser uma área de baixada, aquele ponto recebe um grande volume de água em dias de chuva. A Prefeitura já fez alguns serviços para atenuar o problema, como ampliação das bocas de lobo e implantação de mata-burro, mesmo assim o sistema atual não absorve as enxurradas com a rapidez necessária e a água acabava invadindo algumas casas”, explicou o diretor.

Por conta desse problema, o secretário de Obras, Isamu Oshima, solicitou a desapropriação de dois terrenos e determinou a ampliação da rede de drenagem pluvial. “Além da tubulação de alta capacidade, vamos implantar poço de visita, bocas de lobo e mais uma grelha de ferro do tipo ‘mata-burro’ para absorver toda a água da chuva que acumula naquele ponto. Desta forma esperamos resolver de vez o problema em mais este ponto de alagamento da cidade”, afirmou.

galeria 05

A partir de 2017, a Prefeitura de Umuarama intensificou os investimentos em drenagem pluvial, com a ampliação de vários ramais, implantação de novas redes e recuperação de locais afetados pela erosão. Com isso, alguns pontos de alagamento foram eliminados – na Avenida Parigot de Souza, próximo à feira de domingo; na Guanabara (início da Parigot de Souza); e na rua José Dias Lopes, entre outros.

“São obras fundamentais para solucionar problemas de alagamento que há tantos anos prejudicam a população de Umuarama. A cidade cresce e os administradores precisam ter a preocupação de ampliar a capacidade de drenagem pluvial, do contrário sempre teremos problemas com alagamentos e erosão”, pontuou o prefeito Celso Pozzobom.

galeria 01

Foram implantadas ainda novas redes de grande capacidade de drenagem pluvial no Parque Industrial 3A, no Parque Irani, na Avenida Ivo Sooma, no Primeiro de Maio (atrás do pátio da Prefeitura), no Parque Tarumã e em vários pontos da cidade. A Prefeitura vem cuidando da limpeza e manutenção das galerias, bocas de lobo e poços de visita com uma empresa especializada, além de equipes próprias, e adquiriu um caminhão de varrição de ruas que também pode ser usado para limpar bocas de lobo.

galeria 02

Mais lidas

Calor extremo tem data para acabar no Paraná; Umuarama deve ter mínima de 18ºC

A semana começou com previsão de chuva em várias regiões do país, bem como em...

Dono de pousada quebra Ford Ranger, Fiat Toro e Ford Ecosport à marteladas em Porto Camargo

O proprietário de uma pousada no distrito de Porto Camargo, em Icaraíma, foi detido pela...

Caminhoneiro de Umuarama morre em colisão na PR-323, entre Tapejara e Cruzeiro do Oeste

Um grave acidente registrado no início da tarde desta segunda-feira (25),na rodovia PR-323, nas proximidades...

Notícias Relacionadas