Criado em 2010, o Programa de Educação Ambiental (PEA) – iniciativa do Sistema Campo Limpo, da Adita – vem apoiando escolas públicas e privadas com kits educativos para alunos de 4º e 5º anos do ensino fundamental, com caderno do professor, cartazes interativos, jogos e outros materiais para apoio das atividades em salas de aula, estimulando a conscientização sobre os direitos e deveres ambientais.

Além das aulas, os alunos participam de concursos de redação e desenho. Em 2019 foram inscritos mais de 240 mil alunos da rede municipal de 2.571 escolas, situadas em 323 municípios de 23 Estados brasileiros. Em Umuarama, 22 escolas participaram do concurso e inscreveram 2.200 alunos do 4ª ano na categoria Desenho e do 5º ano em Redação.

Com o tema “Resíduos sólidos: uma responsabilidade compartilhada – O aluno como protagonista”, a aluna Dayane Modesto Santana (da Escola Municipal Rui Barbosa), vencedora da etapa municipal – quando ganhou uma bicicleta – concorreu com outros 110 trabalhos de todo o Brasil e ficou entre os vencedores.

Na etapa nacional não existe classificação de 1º, 2º ou 3º lugar – os três melhores desenhos são considerados vencedores, por isso Dayane divide o pódio com um aluno de Unaí (MG) e outro de São Gabriel do Oeste (MS). Aluna da professora Rosângela Maria Becegatto de Oliveira, Dayane foi premiada com um notebook, mesmo prêmio da sua professora na fase nacional, e a Escola Rui Barbosa recebeu um projetor.

A premiação foi entregue nesta terça-feira, 12, em solenidade no auditório do Hotel Caiuá. O prefeito Celso Pozzobom parabenizou a aluna, sua professora e toda a equipe da Secretaria de Educação. Ele lembrou que Umuarama é bicampeã nacional do Programa de Educação Ambiental, pois no ano passado o aluno Kaiky Melo da Escola Municipal Carlos Gomes do distrito de Santa Eliza foi um dos vencedores na categoria Redação, com o tema “Minha família sustentável”.

Essas premiações consolidam o belo trabalho desenvolvido no município através desse projeto, em parceria entre a Prefeitura e a Adita. Neste ano a premiação é ainda mais especial, porque o PEA foi reconhecido internacionalmente pelo Departamento das Nações Unidas de Assuntos Econômicos e Sociais como ‘boa prática’ e ‘caso de sucesso’. Mais uma vez, parabéns a todos os envolvidos e aos vencedores”, destacou a secretária Mauriza Lima.

Participaram da solenidade, ainda, o gerente operacional da Adita, Waldir José Baccarin, o diretor de Meio Ambiente da Prefeitura, Matheus Michelan Batista, familiares da aluna vencedora, alunos, professores e a direção da Escola Municipal Rui Barbosa e a equipe da Secretaria Municipal de Educação, envolvida no projeto.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo impróprio ou ilegal, denuncie.