sábado, 20 abril 2024
UMUARAMA/PR

Romanelli defende diálogo no debate sobre reestruturação das universidades públicas

Romanelli defende diálogo no debate sobre reestruturação das universidades públicas

"O governo está de portas abertas para promover esse debate, um debate qualificado, até porque temos os melhores professores e os melhores técnicos", disse o parlamentar

O deputado Romanelli (PSB) defendeu nesta segunda-feira, 18, o diálogo entre as universidades e o Estado à respeito da reestruturação das instituições públicas do ensino superior. “Primeiro, é preciso reconhecer a importância das universidades estaduais no desenvolvimento do Paraná. O Estado não seria tão importante se não tivéssemos as sete universidades estaduais com os cursos de graduação e os programas de pós-graduação e de extensão”, disse Romanelli, integrante da Frente Parlamentar pela Promoção e Defesa das Universidades Públicas.

“O governo pretende mandar para a Assembleia uma nova lei geral das universidades (LGU), estabelecendo critérios de eficiência e buscando melhores resultados. Essa mudança tem que ser aprofundada, debatida e discutida entre os deputados, na sociedade de forma geral, nos conselhos universitários e com o próprio governo. Este é um momento de se estabelecer o diálogo entre todos os envolvidos nesta questão”, completou.

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui

Romanelli reiterou a defesa do ensino estadual público superior. “O Paraná qualificou o ensino público superior, a partir da titulação dos professores, com carreiras estáveis, incentivando a dedicação exclusiva, observando o tripé da graduação, pesquisa e extensão universitária. Isso tudo interage com o desenvolvimento regional, fundamental na sociedade”.

A frente parlamentar, disse Romanelli, tem que fazer o debate sobre a LGU junto às universidades, sindicatos, colegiados nas instituições, técnicos da Superintendência de Ensino Superior, Ciência e Tecnologia. Creio que sem esse debate, não vamos conseguir avançar. O objetivo deve ser promover esse debate internamente no governo antes que o ante-projeto de lei venha ao parlamento para ser votado”.

“Eu conversei com o chefe da Casa Civil, o deputado Guto Silva, e o governo está de portas abertas para promover esse debate, um debate qualificado, até porque temos os melhores professores e os melhores técnicos. Tem que ser um debate de alto nível justamente na contraposição de ideias, buscando racionalizar o uso do dinheiro público e ao mesmo tempo manter a qualidade do ensino público superior do Paraná”, completou.

Mais lidas

Notícias Relacionadas