Dados do Instituto Pró-Livro mostram que o brasileiro lê em média 2,43 livros por ano, que 30% da população nunca comprou um livro e 44% da nação não pratica o hábito da leitura. Essa realidade levou o Instituto Vida Para Todos (IVPT) a restaurar em 1991 o projeto Expolivro com a missão de despertar nas pessoas a paixão pela leitura, incentivando o hábito para contribuir com o desenvolvimento cultural e social.

Com apoio da Fundação Cultural, Umuarama receberá de 20 a 28 de janeiro a Expolivro, um projeto de caráter cultural, social e educacional que visa estimular a leitura saudável. Uma carreta com vasta biblioteca e grande variedade de temas e materiais estará na cidade, estacionada na Praça Miguel Rossafa e aberta ao público. “Em 1998, a OMS definiu que ‘saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental, espiritual e social’. Por isso trazemos livros para todas a família, a fim de colaborar com a saúde espiritual das pessoas”, define o coordenador Jaime Ganduglia.

Além da biblioteca, o projeto conta com espaço multiuso móvel para palestras, apresentações culturais, peças teatrais, contação de histórias infantis e outras ações sociais. “Nosso objetivo é despertar nas pessoas a paixão pela leitura de livros que promovem o benefício social, cultural e educativo, transformando vidas. Queremos assim contribuir para a formação e o desenvolvimento intelectual e espiritual da sociedade”, explica.

A Expolivro terá ações diversificadas no horário comercial (das 8h às 18h) e também aos domingos. As palestras poderão acomodar até 70 pessoas no interior da carreta, com cadeiras confortáveis, telão e ar-condicionado. O veículo tem 14 metros de extensão por 2,5 de largura. Também estão sendo organizados shows de música cristã, teatro infantil e apresentação dos corais do município, para o público externo, em conjunto com a Fundação Cultural de Umuarama.

O projeto é uma iniciativa do Instituto Vida Para Todos (IVPT), entidade sem fins lucrativos com apoio do BooKafé, da Editora Árvore da Vida e da igreja de Umuarama. “Cremos que a boa leitura é capaz de transformar a vida das pessoas e, consequentemente, das famílias e da sociedade. O Expolivro tem o objetivo de levar a conhecer o plano que Deus tem para as suas vidas. Nosso sentimento é de salvar pessoas, para que o aflito encontre paz, o perdido seja achado e salvo e os dispersos reunidos. Que todos possam ouvir o chamado de Deus, encontrá-Lo e ser grandemente abençoados”, completou Jaime Ganduglia.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo impróprio ou ilegal, denuncie.