sexta-feira, 19 abril 2024
UMUARAMA/PR

Umuarama recebe a Expolivro na Praça Miguel Rossafa

Umuarama recebe a Expolivro na Praça Miguel Rossafa

O projeto é uma iniciativa do Instituto Vida Para Todos (IVPT), entidade sem fins lucrativos com apoio do BooKafé, da Editora Árvore da Vida e da igreja de Umuarama.

Dados do Instituto Pró-Livro mostram que o brasileiro lê em média 2,43 livros por ano, que 30% da população nunca comprou um livro e 44% da nação não pratica o hábito da leitura. Essa realidade levou o Instituto Vida Para Todos (IVPT) a restaurar em 1991 o projeto Expolivro com a missão de despertar nas pessoas a paixão pela leitura, incentivando o hábito para contribuir com o desenvolvimento cultural e social.

Com apoio da Fundação Cultural, Umuarama receberá de 20 a 28 de janeiro a Expolivro, um projeto de caráter cultural, social e educacional que visa estimular a leitura saudável. Uma carreta com vasta biblioteca e grande variedade de temas e materiais estará na cidade, estacionada na Praça Miguel Rossafa e aberta ao público. “Em 1998, a OMS definiu que ‘saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental, espiritual e social’. Por isso trazemos livros para todas a família, a fim de colaborar com a saúde espiritual das pessoas”, define o coordenador Jaime Ganduglia.

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui

Além da biblioteca, o projeto conta com espaço multiuso móvel para palestras, apresentações culturais, peças teatrais, contação de histórias infantis e outras ações sociais. “Nosso objetivo é despertar nas pessoas a paixão pela leitura de livros que promovem o benefício social, cultural e educativo, transformando vidas. Queremos assim contribuir para a formação e o desenvolvimento intelectual e espiritual da sociedade”, explica.

A Expolivro terá ações diversificadas no horário comercial (das 8h às 18h) e também aos domingos. As palestras poderão acomodar até 70 pessoas no interior da carreta, com cadeiras confortáveis, telão e ar-condicionado. O veículo tem 14 metros de extensão por 2,5 de largura. Também estão sendo organizados shows de música cristã, teatro infantil e apresentação dos corais do município, para o público externo, em conjunto com a Fundação Cultural de Umuarama.

O projeto é uma iniciativa do Instituto Vida Para Todos (IVPT), entidade sem fins lucrativos com apoio do BooKafé, da Editora Árvore da Vida e da igreja de Umuarama. “Cremos que a boa leitura é capaz de transformar a vida das pessoas e, consequentemente, das famílias e da sociedade. O Expolivro tem o objetivo de levar a conhecer o plano que Deus tem para as suas vidas. Nosso sentimento é de salvar pessoas, para que o aflito encontre paz, o perdido seja achado e salvo e os dispersos reunidos. Que todos possam ouvir o chamado de Deus, encontrá-Lo e ser grandemente abençoados”, completou Jaime Ganduglia.

Mais lidas

Calor extremo tem data para acabar no Paraná; Umuarama deve ter mínima de 18ºC

A semana começou com previsão de chuva em várias regiões do país, bem como em...

Pedreiro invade casa, estupra e mata mãe e suas três filhas no MT

Uma chacina foi registrada na cidade de Sorriso (MT) neste final de semana. Cleci Calvi...

Diagnosticado pela 2ª vez com tumor cerebral, trabalhador rural faz vakinha para arrecadar R$ 43 mil

Após dois anos de tranquilidade, o trabalhador rural Rogério da Silva, de 39 anos, foi...

Motorista morre esmagado pelo próprio caminhão que era guinchado na BR-376; entenda

O motorista de um caminhão que estava sendo guinchado morreu após ser esmagado pelo próprio...

Notícias Relacionadas