terça-feira, 16 abril 2024
UMUARAMA/PR

Atenção Primária em Saúde realizou mais de 340 mil consultas em 2019 em Umuarama

Atenção Primária em Saúde realizou mais de 340 mil consultas em 2019 em Umuarama

Um dos avanços no atendimento da saúde em 2019 foi a implantação do sistema de acesso avançado, pelo qual o paciente passou a ter a consulta realizada em até 48 horas em seis unidades de saúde (1º de Maio, Cohapar I, Cohapar II, 26 de Junho, Lisboa e Serra dos Dourados). Outra medida foi a abertura das unidades de saúde ao atendimento em dois períodos às sextas-feiras.

De janeiro até 15/12, as unidades básicas de saúde (UBS) realizaram 343.252 consultas – mais de três vezes a população de Umuarama –, sendo 43.453 consultas de urgência, e também 7.658 coletas de exames preventivos, 5.098 exames de mamografia e 1.643.845 procedimentos. Dentre os atendimentos programados, houve 44.888 pacientes faltantes. A saúde bucal atendeu 136.668 pacientes, somando 246 mil procedimentos e 141.170 usuários nas atividades coletivas de orientação.

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui

Diversos eventos mobilizaram e conscientizaram a comunidade: Não Passe Sufoco (prevenção ao engasgo), Agosto Dourado (estímulo à amamentação), Agosto Azul (saúde do homem), Setembro Amarelo (prevenção ao suicídio), Setembro Vermelho (doenças cardiovasculares), Outubro Rosa (saúde da mulher), Novembro Azul (prevenção ao câncer próstata), Novembro Vermelho (câncer bucal), campanhas de vacinação contra gripe, sarampo e febre amarela.

OBRAS

Nos investimentos estruturais, foram licitadas a reforma ou ampliação de cinco unidades de saúde (Vitória Régia, Jabuticabeiras, Panorama, Serra dos Dourados e Santa Eliza). Um contrato em vigência prevê reparos e adequações nas unidades, com valor de R$ 1 milhão. As adequações já iniciaram e melhorais já são notadas nas unidades Cidade Alta, 1º de Maio, Jardim Cruzeiro e Lisboa, informou Elizeu Ampessan, coordenador da Atenção Primária em Saúde.

baneer posto

Mais lidas

Homem morre em acidente envolvendo ônibus de Umuarama na PR-364

Um ônibus de Umuarama se envolveu em um acidente fatal com um veículo Fiat Palio...

Jovem assassinado a tiros em Mariluz é identificado

O jovem de 27 anos assassinado a tiros na madrugada deste domingo (14), em Mariluz...

POR POUCO: Árvore tomba “do nada” na avenida Castelo Branco e quase atinge motorista

Um motorista umuaramense passou por um baita susto e por pouco algo grave não acontece....

Frio? Previsão do tempo para esta semana aponta mínima de 18ºC em Umuarama

A semana começou com um clima mais fresco, sol com muitas nuvens e chuvas passageiras...

Notícias Relacionadas