sexta-feira, 29 março 2024
UMUARAMA/PR

Umuarama pode ser modelo para o Brasil pelo projeto de orquestras sociais da Funarte

Umuarama pode ser modelo para o Brasil pelo projeto de orquestras sociais da Funarte

Os músicos umuaramenses, Comend. Marciel Rodrigues – presidente da AMUNOP – Associação de Músicos do Noroeste Paranaense e o vice-presidente, Comend. Samuel de Siqueira, estiveram na sede da Funarte – Fundação Nacional de Artes, no Rio de Janeiro, ocasião em que foram recepcionados pelo presidente da entidade, maestro Dante Henrique Mantovani.

No encontro, os músicos apresentaram relatório do trabalho de formação musical que vem sendo desenvolvido em Umuarama e região na difusão da cultura através da música clássica no noroeste do Estado, os quais vêm atendendo centenas de crianças, adolescentes e adultos.

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui

Durante a reunião, os músicos também solicitaram apoio para ampliar o trabalho desenvolvido regionalmente, com a destinação de recursos voltados para a compra de instrumentos e contratação de professores. A iniciativa vai ao encontro de um projeto que a Funarte lançará em março deste ano, intitulado Orquestra Social, que tem como meta de valorizar o músico e a formação de novos instrumentistas, remunerando professores para formar novos artistas.

Vários temas foram abordados durante o encontro. O presidente da Funarte destacou o objetivo da fundação em tornar a arte e a acultura mais acessíveis. Ele ficou impressionado pela forma adiantada em que as atividades têm sido desenvolvidas em nossa região, que conta a ORJUM (Orquestra Jovem de Umuarama), voltada a jovens de adolescentes com a temática de formação e profissionalização dos integrantes, Projeto Social Orquestra Escola Alfredo Gazin no município de Douradina, que atende mais de 120 crianças e adolescentes e a também consolidada Orquestra Filarmônica Paranaense, todas dirigidas pela AMUNOP.

“Como temos experiência pratica no desenvolvimento deste trabalho, enquanto apresentávamos os dados à Funarte, o presidente simplesmente interrompeu brevemente a explanação e disse a equipe da Fundação que de todos os trabalhos em nível nacional apresentados na área, o desenvolvido em Umuarama e região é o mais adiantado”, explicam os diretores da AMUNOP.

FUNARTE 02
Também participaram do encontro a Coordenadora de Música de Concerto da Funarte Maria Luiza Nobre e Bernardo Guerra – Diretor do Centro de Música da Funarte

PILOTO EM UMUARAMA

No encontro o maestro Dante Henrique Mantovani anunciou que por conta dos números, Umuarama será umas das primeiras cidades do Brasil a abrigar o Projeto Orquestra Social, servindo como modelo para o restante do país. Em fevereiro Dante Mantovani vem a Umuarama para uma visita formal, ocasião em que deve anunciar oficialmente o projeto e apresentar de forma mais abrangente o seu cronograma.

O lançamento do projeto nacional deve acontecer e Março no Rio de Janeiro, quando haverá um concerto de estreia, o qual deve contar com vários músicos de todo o Brasil, que formariam uma grande orquestra. Já está definido que aproximadamente 10 músicos da orquestra de Umuarama farão parte da composição.

“Estamos muito felizes com tudo o que vem acontecendo na nossa região, através da Associação e muito honrados com a notícia confirmada pelo presidente, orgulhosos ainda de que nosso projeto servirá de modelo para todo o Brasil. Isso comprova que com esforço, amor e persistência, o sonho se torna realidade. De antemão agradecemos aos nossos apoiadores e parceiros como a Prefeitura Municipal, na pessoa do prefeito Celso Pozzobom; Câmara Municipal de Umuarama – Noel do Pão; Aciu – Associação Comercial Industrial e Agrícola de Umuarama – Orlando Luiz Santos; Móveis Gazin – Mario Gazin e Osmar Della  Valentina/Presidente Grupo Gazin e toda a população, que tem acompanhado e apoia o trabalho desenvolvido pela AMUNOP. Agradecemos a confiança”, pontuam os comendadores Marciel Rodrigues e Samuel de Siqueira, destacando que a Associação de Músicos do Noroeste do Paraná é de todo o Paraná e também do Brasil.

Mais lidas

Calor extremo tem data para acabar no Paraná; Umuarama deve ter mínima de 18ºC

A semana começou com previsão de chuva em várias regiões do país, bem como em...

Menos de 24h após morte de caminhoneiro, outro acidente é registrado no mesmo local na PR-323

Mais um acidente envolvendo um carro e um caminhão foi registrado nesta manhã (26), na...

Pedreiro invade casa, estupra e mata mãe e suas três filhas no MT

Uma chacina foi registrada na cidade de Sorriso (MT) neste final de semana. Cleci Calvi...

Notícias Relacionadas