quinta-feira, 28 março 2024
UMUARAMA/PR

Chuva e calor aceleram crescimento do mato; Prefeitura intensifica poda

Chuva e calor aceleram crescimento do mato; Prefeitura intensifica poda

Nesta semana, em pouco mais de duas horas de coleta a Prefeitura recolheu quase dois caminhões de entulho nas calçadas de moradias do Jardim São Caetano.

O calor e a incidência de chuvas neste verão tem acelerado o crescimento de grama nos canteiros centrais, praças e outros logradouros públicos de Umuarama. Por isso, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos está intensificado o trabalho de poda e limpeza dos canteiros com equipe própria e apoio de uma empresa terceirizada, especializada nestes serviços.

Apesar disso, o trabalho não diminui. “Nesta época a grama cresce muito rápido e por mais que agilizemos a poda, ela volta a crescer em poucos dias e é necessário repetir o serviço”, disse o secretário de Serviços Públicos, José Guimarães de Melo. “É necessário um pouco de compreensão da população neste momento, mas aos poucos vamos avançando com a limpeza em todas as regiões da cidade”, acrescentou.

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui

A parte mais antiga de Umuarama conta com muitas avenidas com largos canteiros, praças com grandes áreas de grama e outros logradouros com bastante espaço aberto. Essa característica é propícia ao bem-estar da população, pois torna os passeios e caminhadas mais agradáveis e auxilia o meio ambiente evitando a impermeabilização do solo, apesar do grande trabalho exigido na manutenção.

Além do rápido crescimento da grama, outra dificuldade encontrada pelas equipes é o depósito de lixo e entulhos diversos nos canteiros e calçadas, especialmente nos bairros mais afastados do centro. A população tem o hábito de descartar de forma irregular – pois o destino correto é o aterro sanitário municipal – todo tipo de resíduos, como móveis velhos, eletrodomésticos, velharias, limpeza de quintal, galhos e folhas e, em alguns casos, até lixo domiciliar.

Nesta semana, em pouco mais de duas horas de coleta a Prefeitura recolheu quase dois caminhões de entulho nas calçadas de moradias do Jardim São Caetano. “Este é um costume que deveria mudar. Cada um é responsável pelos resíduos que produz e deve dar a destinação correta. Ao município caberia coletar apenas o lixo doméstico e o reciclável, mas infelizmente não é isto que acontece”, completou Guimarães.

baneer posto

Mais lidas

Calor extremo tem data para acabar no Paraná; Umuarama deve ter mínima de 18ºC

A semana começou com previsão de chuva em várias regiões do país, bem como em...

Dono de pousada quebra Ford Ranger, Fiat Toro e Ford Ecosport à marteladas em Porto Camargo

O proprietário de uma pousada no distrito de Porto Camargo, em Icaraíma, foi detido pela...

Caminhoneiro de Umuarama morre em colisão na PR-323, entre Tapejara e Cruzeiro do Oeste

Um grave acidente registrado no início da tarde desta segunda-feira (25),na rodovia PR-323, nas proximidades...

Notícias Relacionadas