A Secretaria de Saúde de Umuarama conta com dois serviços voltados à saúde mental, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) – terceirizado pela Clínica Psiquiátrica Santa Cruz, na Av. Presidente Getúlio Vargas, 4873 – e o Serviço de Atendimento Psicológico (SAP), que oferece atendimento individual e em grupo/ operativo. A porta de entrada são as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégia Saúde da Família, com encaminhamento médico, Ministério Público, Secretaria de Assistência Social e Conselho Tutelar.

O público-alvo são crianças a partir de seis anos, adolescentes e adultos que apresentam conflitos emocionais, transtornos mentais leves, deficiência mental leve e dificuldade de aprendizagem decorrentes de conflitos emocionais. O serviço conta com sete profissionais de Psicologia, coordenação e estagiários de Psicologia da Unipar, e atende na Rua Nicanor do Santo Silva, 4805 – Zona I. O Centro de Especialidades Médicas (CEM) possui três psiquiatras (um infantil) e três neurologistas (dois infantis), sendo referência na Média e Alta Complexidade do município.

O setor de Saúde Mental realiza a campanha Setembro Amarelo (prevenção ao suicídio) e para 2020 incluirá o Janeiro Branco, em defesa da saúde mental da população. Neste ano, as UBS tiveram Educação Permanente em Saúde na linha guia de atenção à saúde mental, favorecendo o atendimento à demanda e promovendo a temática junto aos profissionais, explicou Catia Faquinete, coordenadora de Saúde Mental da Secretaria de Saúde.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo impróprio ou ilegal, denuncie.