O sarampo é uma infecção viral aguda, altamente contagiosa, transmitida por via aérea através da fala, espirro, tosse e mesmo da respiração. Pode acometer todas as faixas etárias suscetíveis, tendo maior gravidade nos extremos de idade. O vírus do sarampo pode levar a complicações como encefalite, meningite e pneumonia.

No Paraná temos 2.579 casos notificados e desses 787 já foram confirmados, 1.388 estão em investigação e 404 foram descartados. Esses números justificam a campanha que será realizada a partir da próxima segunda-feira, 10, com vacinação prevista até 13 de março. “A campanha terá como público-alvo as pessoas de 20 a 29 anos, que deverão tomar uma dose de reforço da vacina, independente da situação vacinal”, lembra a enfermeira Laís Bonetti Rubini, coordenadora da Vigilância Epidemiológica e do Programa de Imunização da Secretaria de Saúde de Umuarama.

Porém toda a população poderá procurar as unidades para avaliação da carteirinha e, se necessário, tomar a vacina. As doses estarão disponíveis em todas as unidades de saúde para a população a partir dos 6 meses de idade.

“Pessoas de 1 a 19 anos deverão comprovar duas doses da Tríplice Viral e as pessoas de 30 a 59 anos deverão comprovar uma dose da vacina”, acrescentou a enfermeira. Neste ano o Ministério da Saúde ampliou a faixa etária para vacinação até 59 anos. “Reforço que a vacina é o único modo de evitar a doença e está disponível nas unidades de saúde durante todo o ano”, completou Laís Rubini.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo impróprio ou ilegal, denuncie.