quinta-feira, 28 março 2024
UMUARAMA/PR

Governo do PR selecionará professores para estudos no Exterior

Governo do PR selecionará professores para estudos no Exterior

Saiba mais sobre os programas e prazos para participar

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte irá liberar até 62 professores da rede estadual de ensino selecionados para cursos de aperfeiçoamento pedagógico no Exterior por meio dos programas de intercâmbio Capes e Fulbright.

O afastamento será com ônus limitado, ou seja, durante o período de estudos os docentes vão continuar recebendo o salário e demais benefícios.

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui

São três programas internacionais de formação continuada aos quais os professores da rede estadual do Paraná poderão concorrer: Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores da Educação Básica no Canadá (Edital 31/2019 Capes); Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores de Língua Inglesa nos EUA – PDPI (Edital 30/2019 Capes) e Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa nos EUA (Fulbright).

Os intercâmbios têm duração entre 6 e 8 semanas e acontecem entre os meses de junho e agosto – com exceção do Fulbrignt, que tem duração de 6 meses.

Durante esse período, professores de diferentes disciplinas viajarão para o Canadá e Estados Unidos para participar de cursos de inglês, gestão de sala de aula (práticas metodológicas, planejamento de aula e uso de tecnologias em educação) e temáticas voltadas ao processo de ensino e aprendizagem.

Saiba mais sobre os programas e prazos para participar da seleção:

Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores de Língua Inglesa nos EUA – PDPI (Edital 30/2019).Veja no link https://fulbright.org.br/edital/pdpi-professores-de-ingles

A iniciativa oferece curso intensivo em universidades nos Estados Unidos, com atividades acadêmicas e culturais. O programa tem duração de 6 semanas (entre junho e agosto) e será ofertado através da parceria Capes e Comissão Fulbright.
Para todo o Paraná, há um total de 18 vagas para professores de escolas públicas, municipais e estaduais. Há ainda 20 vagas previstas especificamente para professores de escolas cívico-militares de todo o Brasil.

Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores da Educação Básica no Canadá (Edital 31/2019). Veja no link capes.gov.br/educacao-basica/cooperacao-internacional/programa-de-desenvolvimento-de-profissionais-da-educacao-basica-no-canada

O programa, realizado pela Capes, prevê curso de aperfeiçoamento de Língua Inglesa e temáticas voltadas ao processo de ensino e aprendizagem. O curso tem duração de 8 semanas (entre junho e julho) e será promovido pelo Colleges and Institutes Canada. São 20 vagas direcionadas para professores das redes municipais e estaduais dos três estados da região Sul do país.

Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa nos EUA (Fulbright DAI). Confira no link https://fulbright.org.br/edital/chamada-institucional-fulbright-dai-2020

É uma iniciativa do Departamento de Estado dos Estados Unidos, por meio da Comissão Fulbright, que oferece a professores efetivos de inglês do ensino médio regular da rede pública um curso nos Estados Unidos sobre as melhores práticas em metodologias de ensino, planejamento de aula e uso de tecnologias em educação.

Com duração de 6 meses, o programa oferta um número máximo de 4 vagas para a rede estadual do Paraná.

Fonte: AEN

banner certo

Mais lidas

Calor extremo tem data para acabar no Paraná; Umuarama deve ter mínima de 18ºC

A semana começou com previsão de chuva em várias regiões do país, bem como em...

Dono de pousada quebra Ford Ranger, Fiat Toro e Ford Ecosport à marteladas em Porto Camargo

O proprietário de uma pousada no distrito de Porto Camargo, em Icaraíma, foi detido pela...

Caminhoneiro de Umuarama morre em colisão na PR-323, entre Tapejara e Cruzeiro do Oeste

Um grave acidente registrado no início da tarde desta segunda-feira (25),na rodovia PR-323, nas proximidades...

Notícias Relacionadas